Izabel Goulart é sinônimo de saradeira, né? Que barriga de dar inveja (negra, nada de branca) em 10 entre 10 mulheres. Futricando no Instagram, descobri que Eduardo Munra (@eduardomunra), gaúcho e faixa preta de jiu-jitsu, é o responsável por esse corpo dos sonhos. Ele também inventou um novo tipo de treinamento chamado Funcional Fight, que mistura um monte de exercícios das artes marciais e eu tô louca pra experimentar!
O primeiro contato do Munra com artes marciais se deu através do jiu-jitsu, esporte no qual é graduado faixa preta. Há 10 anos, tornou-se profissional em MMA e treinou no Brasil e no exterior com vários atletas de elite, como Anderson Silva, Minotauro, Victor Belfort, Antônio Silva (o Pezão) e Thiago Silva. Ele já fez oito lutas como profissional, mas teve que abandonar a carreira depois de duas lesões sérias no joelho.
Apaixonado por artes marciais, ele abandonou a carreira profissional, mas continuou trabalhando na área. Hoje, além de trabalhar com Funcional Fight, é instrutor de jiu-jitsu e MMA, trabalha e treina em São Paulo e dá aulas para grandes nomes da beleza e da moda. Além da Izabel, ele também treina a Renata Kuerten e a Raica Oliveira. Eu bati um papo com ele pra tentar descobrir o segredo dessas musas. Olha aí ;)
O que é funcional fight?
Munra: Como o nome diz, o "funcional fight" envolve exercícios ligados ao treino de MMA. São exercícios funcionais que aliam movimentos de lutas como socos, esquiva, chutes com exercício aeróbio, fortalecimento do core e postura.
Qual a diferença da modalidade para as artes marciais comuns que a gente já conhece, como muay thai e boxe?
Munra: Primeiro, é uma atividade nova e ainda em desenvolvimento. Todos os dias surgem novos exercícios e técnicas que crio a partir das necessidades dos meus alunos ou até mesmo troca de experiência com outros profissionais de educação física.
Além disso, eu diria que o funcional fight mistura um pouco dos exercícios básicos de cada uma das modalidades citadas acima, mas sempre com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e estético dos meus alunos.
Geralmente, como funcionam as suas aulas?
Munra: Como a maioria das minhas aulas são particulares, cada sessão dura 45 a 60 minutos, de acordo com a disponibilidade de tempo e o condicionamento de cada aluno. Quanto mais intensa a aula, menos tempo se da. Nenhum aluno meu conseguiu fazer uma aula com intensidade 100% durante 60 minutos! Os exercícios utilizados também dependem dos objetivos de cada aluno. Para quem quer perder peso, usamos exercícios que estimulam a queima e um processo que mantém o batimento cardíaco alto. Para o aluno que quer apenas melhorar o abdômen, usamos exercícios combinados com muitos abdominais. De uma forma geral, uma aula típica envolve chutes, socos, pulos, abdominais, técnicas de aquecimento de jiu-jitsu, boxe...
O que é mais fácil: uma mulher "normal" com um pouco de sobrepeso ficar sarada ou uma mulher com perfil de modelo criar músculos definidos?
Munra: Ambas as hipóteses são absolutamente possíveis. Isso depende mais do foco e comprometimento de cada aluna do que de seu biotipo. Tenho os dois tipos de alunas e os resultados têm sido bem satisfatórios.
O funcional fight trabalha principalmente qual parte do corpo?
Munra: Não existe uma parte específica do corpo. Ao contrario da musculação, a ideia do funcional fight é trabalhar o corpo como um todo.
O que você acha da aumenta da procura de mulheres nas artes marciais? Rola algum tipo de preconceito nas academias?
Munra: Eu acho que o preconceito, na verdade, existia do outro lado. Geralmente são as mulheres que têm medo de experimentar uma aula de artes marciais nas academias. No entanto, depois que elas experimentam, adoram! As artes marciais, de uma forma geral, trabalham muito o respeito entre as pessoas e as mulheres que têm contato pela primeira vez sentem isso.
Você treina mulheres que são exemplo de corpo no mundo todo, como Izabel Goulart e Renata Kuerten. Dá pra contar como é o treino delas ou é segredo?
Munra: Foco, dedicação e disciplina. O legal é que a receita delas pode ser usada por todas as pessoas. Basta querer.
Já que você defende que o "corpo são" é uma combinação de treinamento + disciplina alimentar, você recomenda algum tipo de dieta ou suplementos para as suas alunas?
Munra: De uma forma geral, comer saudável todos os dias é o segredo. Para quem esta querendo iniciar esse hábito, minha dica é viver uma refeição de cada vez. O segredo é mais simples do que parece. Trata-se de um habito que deve ser cultivado. Sou contra dietas de curto prazo, justamente por funcionarem apenas durante esse curto prazo!
Curtiu? Fica o apelo: Munra,vem treinar a gauchada aqui no Sul! Obrigada :)
Esporte da vez: Funcional Fight
Marina Ciconet
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: