Quando soube do vínculo afetivo dos clientes com os pets – cinco gatos e um cachorro –, a arquiteta Carina Fraeb teve a missão de projetar espaços que fossem agradáveis para todos dos moradores.
— Eles me deram carta branca para criar. O ambiente foi pensado para entregar conforto, funcionalidade, segurança e beleza. A ideia foi estimular os instintos naturais dos pets, assim, eles ficam felizes, nada estressados — conta a profissional à frente do escritório Carina Fraeb Arquitetura.
Para o playground felino, a ideia era integrar um ambiente específico para ser explorado pelos bichanos em suas descobertas e brincadeiras. O sucesso foi garantido com o uso de prateleiras e caixas pré-fabricadas da marca Gattedo e instaladas na parede acima da cama no dormitório.
— A escolha de móveis e utensílios para gatos deve levar em conta a natureza verticalizada deles. Armários abertos devem ser evitados, bem como estantes com objetos pequenos e soltos — destaca a arquiteta.
Outra opção é projetar peças sob medida em marcenaria. Neste projeto, o cão da casa também recebeu um recanto para chamar de seu: um espaço térreo planejado para receber a cama, embaixo da bancada que serve como extensão da mesa de cabeceira.
Além das brincadeiras, outro quesito importante é a organização.
A seguir, algumas dicas da arquiteta e especialista:
- Tecidos com tramas fechadas para móveis e cortinas são mais indicados. Prefira também os impermeabilizados.
- A fim de evitar acidentes, observe fios e cabos presentes na casa. Já existem acessórios específicos que garantem proteção e distância para que os pets não tenham contato. Alguns modelos incluem adesivos, bem práticos.
- Escolha pisos e tapetes de fácil limpeza e que não escorregam – vale tanto para nós, humanos, quanto para eles. Tapetes devem ser sintéticos, de pelo curto e sem franjas.
- Antes de ter plantas em casa, pesquise quais espécies não são venenosas.
- Dica da nora “gateira” de Carina: umedeça uma luva de borracha (de cozinha) e passe pelas superfícies em geral, que estejam com muito pelo acumulado: é como mágica, sai tudo mesmo!
- Defina um local mais reservado, de pouco movimento, para a caixa de areia dos gatos e o tapete higiênico dos cachorros. Assim como nós, eles também gostam de privacidade. Quanto mais afastados das áreas sociais, menos chance de odores também.
- A instalação de redes de proteção nas janelas traz tranquilidade para todos, principalmente quando pensamos em gatos.