Aberta em setembro, a Mostra EliteDesign reúne as tendências de décor em 44 ambientes, em um espaço à beira do Guaíba, na Capital.
Na exposição, ideias não faltam para quem adora colocar a mão na massa e dar novos significados a objetos antigos. Confira algumas inspirações:
Para iluminar
Assinado pela arquiteta Suzi Vassão em parceria com a Essencial Iluminação, o espaço Solarium chama atenção pela pegada boho chic, que mistura fibras naturais com elementos sofisticados. Uma das boas ideias é a luminária feita com cestos, garimpados com a Comunidade Indígena de Chapecó.
Novos usos
Objetos antigos são o ponto de partida de alguns dos itens mais bacanas do Paradouro GA, criado pelo Studio GA em parceria com Fabricia Mendes, do Les Croquis Design. Um aspirador de pó dos anos 1970, por exemplo, foi transformado em um charmoso vaso de flores. Já a mesa de centro foi feita, acredite, com uma tampa de bueiro.
— O propósito é provar que podemos conceber um espaço aconchegante e contemporâneo através de materiais de reuso — explica a arquiteta Antônia Balestra.
Divisão alternativa
No espaço Gourmet com Afeto, idealizado pela arquiteta Ana Julia Formentini, chama atenção uma divisória feita em cordas de sisal.
— É uma solução para dividir ambientes e ainda permitir a conexão entre os espaços — explica a profissional.
Matéria-prima presente em vários projetos no estilo “faça você mesmo”, o sisal foi escolhido por ser um elemento natural e que reflete a sensação de aconchego.
Rústico e natural
No Toilette Sensorial, elementos que convidam ao toque ganham força – inclusive, nas paredes. Os arquitetos Fábio Gigante e Monique Thomé apostaram na chamada parede espatulada, técnica simples e acessível.
— Passamos massa acrílica com espátula, sem lixar, e depois aplicamos tinta acetinada para dar um brilho — conta Fábio. — A ideia foi trazer uma coisa mais rústica, com identidade.
Para visitar
- Mostra EliteDesign 2021
- De terça a sexta, das 14h às 21h. Nos finais de semana e feriados, das 12h às 21h.
- No GPA – Clube de Regatas Guaíba, na Rua João Moreira Maciel, 470, em Porto Alegre
- Ingressos a R$ 40