Quer um clima mais intimista em casa? Aposte nos revestimentos em madeira, como os painéis ripados e os shiplaps, que renovam o ambiente com praticidade.
Shiplap versão DIY
Repleto de boas ideias, o perfil @acasaverde65, de Shana Schroder e da filha, Clara (nas fotos), traz uma ótima inspiração para quem deseja apostar nos shiplaps – tábuas compridas de madeira dispostas na parede com um pequeno espaço entre cada uma, que garante o efeito do revestimento.
Neste projeto de “faça você mesmo”, ela usou tiras de MDF de 12cm de largura e espessura de 3mm, fixadas com cola selante PU de construção. Ao aplicar na parede, deixou um espaçamento mínimo entre uma tira e outra. “Como um fósforo ou uma moeda”, explica Shana. Depois, foi só pintar.
Ripado em duas cores
Neste projeto da arquiteta Lucilla Mesquita, a alternativa foi um painel ripado, que funciona em diversos estilos de décor e quebra a monotonia do ambiente. Para a sala de estar, o revestimento ganhou duas cores, que circundam toda a área social.
Versatilidade do shiplap
Shiplap na churrasqueira? Por que não?
A arquiteta Renata Pocztaruk, da ArqExpress, na Capital, conta que usa o revestimento na sua casa há anos na área de lazer: “Acho atemporal, nunca enjoei”.
Ripado com detalhe a mais
O ripado ajudou a dar o ar intimista deste quarto, um projeto da VilaVille Arquitetura. O ambiente fica ainda mais acolhedor graças às fitas de LED aplicadas, que garantem uma iluminação indireta.
Dicas: como usar na sua casa
Visual atemporal
Revestimentos em madeira, como o shiplap, nunca saem de moda.
— Passou a ser uma alternativa nos lares da cidade para alcançar a biofilia, essa sensação de contato com a natureza — diz a arquiteta Renata.
Ficou com vontade de atualizar o seu? Escolha uma nova cor – e o efeito no ambiente será outro.
Versatilidade
Assim como o shiplap, o painel ripado funciona em diferentes espaços da casa, do quarto ao banheiro.
— Porém, nas áreas molhadas, o painel precisa ficar suspenso para evitar o contato com a água, independentemente do insumo utilizado para fabricar o painel — alerta a arquiteta Lucilla.
Estilo
A escolha do material depende do conceito e do estilo do ambiente que receberá o revestimento.
— Podemos fazer ripado com folha de madeira natural, com MDF pronto que já vem com acabamento ou com MDF para pintura em qualquer cor — explica Lucilla.
Para começar
O mesmo vale para os shiplaps: a escolha de Shana, que apostou no “faça você mesmo”, foi as tiras de MDF, por ser um material mais simples para trabalhar. Mas a arquiteta Renata sugere usar também réguas de madeira de demolição, para quem curte um estilo mais rústico, ou lambri, no caso dos clássicos. Outra ideia é utilizar rodapés para garantir o efeito.