Cozinha integrada e pequena pode, sim, ter espaço para muita coisa. Um nicho extra ou até um jogo de profundidades no armário aéreo ajudam a mudar completamente a organização. Anote as dicas da designer de interiores Adriana Stedille para aproveitar bem cada cantinho do ambiente.
A diferença é discreta, mas ajuda muito na hora de guardar objetos maiores. Nos armários aéreos, a portas mais altas são mais profundas do que as de baixo (espaço extra e que não atrapalha o uso da pia).
Nichos são sempre bem-vindos. Dá para pensar uma proposta estilo armário alto ou, ainda ocupando menos espaço, criar um anexo logo abaixo das portas aéreas.
Duas dicas em um projeto: além de ajudar a ampliar a circulação da sala, o preparo do jantar encostado no balcão da cozinha permite o uso de um canto alemão – além de confortável, dá para investir em bancos-baú, para guardar os itens menos usados, como pratarias.
Para quem topa fazer uma obra, trocar o fogão de posição ajuda a liberar a parede para mais armários e cria um clima de ilha, em que o cozinheiro participa de pertinho do bate-papo com quem está nas banquetas.