Móveis amplos podem ser definidores do estilo de um ambiente. No caso da sala, o sofá e a estante lideram o ranking, seguidos de perto pela mesa de jantar.
Todo mundo tem receio de errar na hora da compra, mas algumas dicas de profissionais em relação aos matizes e às sensações que eles transmitem podem fazer diferença.
A arquiteta Aclaene de Mello está em fase de projeto deste living lindo e, sem querer, deparamos com alguns testes de cores que ela estava fazendo e postou em suas redes sociais.
Pedimos que ela nos contasse um pouco mais sobre o estudo que estava fazendo. Veja as dicas:
ROSA

O ambiente com o estofado rosa, na minha opinião, confere mais emoção ao ambiente. Como o tom é o “dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance”, representa os sentimentos ligados ao coração. Com isso, o ambiente nos remete ao lúdico e ao encanto. Se o tom rosa for intenso, nos passa alegria. Se for acinzentado, sofisticação.
CINZA-CLARO

O estofado cinza- claro confere contemporaneidade ao ambiente. O tom assume para si a responsabilidade do branco, sem trazer o caráter hospitalar. Precisamos tomar cuidado com efeito desejado, pois o tom do cinza mais escuro pode dar “austeridade” ao ambiente trazendo para si os “atributos” da cor preta.
NATURAL

O tom “cru” ou “natural” traz muita leveza ao ambiente. Carrega consigo a clareza do branco, sem pesar. Talvez seja por isso que criaram as cores off-white, para que possamos usufruir da paz que o branco apresenta sem a caraterística da “não existência”, pois todo branco logo vira alguma outra cor: branco sujo (risos) branco-amarelado, branco-manchado, branco-desbotado e assim vai. Neste caso, o cru ou natural assumem as características que ele tem: paz, limpeza, leveza, pureza, descanso.
VERDE-MENTA

Este tom de verde tem um significado contemplativo, e é associado, conforme o seu matiz, à saúde ou à infância. Tem na sua cor pura a dinâmica da renovação (o que acredito são méritos da saúde e da infância também).
O verde está associado à biofilia, à natureza, à proteção e à cura, como se a cor verde possuísse a capacidade de trabalhar em harmonia com as nossas forças vitais.
AZUL

Incita tranquilidade ao ambiente. O azul está associado à serenidade e à harmonia, pois “simboliza a água, o céu e o infinito” e, por isso, agrega ao espaço novos começos, energias renovadas, verdade, integridade e esperança.
Sozinho, por ser uma cor recessiva, cria uma sensação de espaço amplo e associado a tons quentes melhora a comunicação - o que me parece bastante atraente para um ambiente de estar social. O azul “promove a sensação de confiança entre as pessoas”.