Móvel principal de praticamente qualquer sala de estar, o sofá é peça fundamental na decoração da casa. Além disso, o objeto tem um status quase afetivo nos lares. Afinal, é nele que famílias, amigos ou namorados se aninham para conversar, jogar, assistir a um filme ou à série favorita. Por conta disso, a escolha do estofado deve ser estudada e bem pensada e devem ser avaliadas características como tamanho, material, conforto, cor, textura e formato.
O primeiro ponto a ser levado em consideração é a função estratégica da peça: se será usada para receber visitas, não precisa ter a mesma profundidade daquela que ficará na sala de TV, por exemplo. Nesse caso, pode ser um modelo com apoio para pernas e espuma mais macia. Para um living, a profundidade tende a ser menor, enquanto nas salas de home theater, o sofá geralmente é maior e ainda possui a opção de ser retrátil ou reclinável e acompanhado de um pufe ou encosto para os pés.
Em relação ao tamanho, é importante medir o cômodo da casa que receberá o sofá para definir a área disponível, lembrando sempre de levar em conta um espaço de circulação à frente e nas laterais – caso sejam pontos de passagem, são necessários, no mínimo, 70 centímetros. Outro aspecto a destacar em relação às medidas envolve o transporte da peça. Verifique portas, escadas e elevadores para que o estofado passe pelas entradas. É possível encomendar um sofá sob medida, elaborado de acordo com o espaço disponível e o gosto do proprietário.
O designer de interiores Gustavo Bonotto acredita que o sofá é a “alma da sala”. Para ele, o conforto deve ser a prioridade, mas sem esquecer a qualidade do material tanto da estrutura quanto do estofamento interno:
– Como se trata de uma peça grande, não é ideal que o sofá seja trocado com frequência, portanto, é melhor investir na durabilidade do produto. Em relação ao visual, pelo mesmo motivo, é mais vantajoso escolher um tecido e uma cor adaptáveis. O veludo, por exemplo, apresenta pouca variação de temperatura independentemente do clima, mantendo-se confortável tanto no verão quanto no inverno.
Para o designer, as cores podem seguir uma linha mais neutra, como bege, preto ou cinza. Assim, no momento de dar uma repaginada na sala, pode-se jogar com as almofadas ou cortinas, sem a necessidade de mudar o sofá.
– É claro que é possível montar um ambiente harmônico com um sofá estampado ou colorido, mas o risco de o morador cansar da peça é bem maior – enfatiza Bonotto.
As cores e o tecido também devem ser condizentes com o uso. Casas com crianças pequenas ou animais domésticos tendem a ser mais propícias a sujeira. Logo é mais indicado apostar em tons escuros, que disfarçam melhor, e em materiais impermeáveis de fácil limpeza e menor desgaste, como couro natural ou sintético.
Medidas corretas para manter a postura
Como as pessoas passam cada vez mais tempo sentadas no sofá, é indicado considerar a ergonomia – conceito que busca melhorar a interação do homem com os objetos – do móvel. A altura-padrão e indicada do assento em relação ao chão é de 45 centímetros. A profundidade pode variar, mas o ideal é que as costas fiquem totalmente apoiadas, e os pés bem plantados no chão.
Assim como nos colchões, o interior dos sofás pode ser constituído de molas ou espuma. Esta pode ter diferentes densidades – quanto maior, mais rígida e resistente. Ou seja, quanto mais se necessita de resistência e durabilidade, maior deverá ser a densidade da espuma do sofá. Como o encosto nunca sofrerá o mesmo impacto do assento, nem sempre a espuma precisa ser tão maciça. Normalmente, para o encosto, são usadas espumas de densidade entre 23 e 28 – nem tão dura e nem tão macia. Já para o assento, a densidade 33 é a padrão – ideal para pessoas de 71 a 100 quilos com até 1m80cm de altura.
Aposte em lojas especializadas que ofereçam consultoria
Uma boa ideia é visitar uma loja que tenha consultores trabalhando no atendimento. É o que acontece na Redlar, que oferece, no próprio local, uma consultoria rápida e eficiente para ajudar a escolher o melhor modelo para sua sala. São inúmeras opções de estofados com diferentes tipos de tecidos, tamanhos e formatos e, para tomar a decisão certa, as sugestões dos especialistas são bem úteis.