É tendência. Os imóveis estão cada vez mais enxutos, e a necessidade de boas ideias para aproveitamento dos espaços faz parte da pré-mudança.
Neste projeto do escritório Quadrilha Arquitetura, de 40 metros quadrados, a base é uma marcenaria bem clarinha, com as melaminas Rovere Sereno e Branco Liso Diamante.
Além de pensar nos detalhes que otimizaram o uso dos ambientes, a arquiteta Veronica Zanuzzi também trabalhou com revestimentos práticos, como o piso vinílico e o quartzo da bancada da cozinha.
Veja a seguir cinco ideias que fizeram toda a diferença no resultado final:
CANTO ALEMÃO
O casal queria muitos lugares no recanto de jantar para receber filhos e netos. A ideia de usar o canto em formato de L da parede foi ainda mais valorizada pelo espelho.
A arquiteta chama a atenção para o tipo de pé da mesa, que ajuda a acomodar melhor as pernas de quem está sentado.
PAINEL DIVISÓRIO
Consegue perceber no fundo da foto, atrás da TV? A ideia é que fosse bem discreta a divisória entre quarto e sala: o painel abre e fecha conforme o horário do dia.
MÓVEL QUE ATENDE SALA E QUARTO
Outra solução de aproveitamento foi criar um móvel de TV com tampo giratório. Desta forma, o aparelho pode ser visto dos dois ambientes, conforme a vontade dos moradores.
ARMÁRIO QUE DISFARÇA A PORTA DO BANHEIRO
Faz parte da estética clean do projeto este trabalho de marcenaria que oculta a porta do banheiro como se fosse uma do guarda-roupa. Leve e lindo.
PAINEL NO "HALL"
A cozinha sob medida se faz necessária neste perfil de imóvel. Mas quem resiste ao charme do painel ao lado da porta, com os cabides para bolsa?