A constatação de que os encontros sociais ocorrem, invariavelmente, ao redor da mesa e junto da bancada da cozinha direcionou esta proposta fluida entre os diferentes recintos que compõem o setor social. As palavras são da autora do trabalho, que transformou grande parte dos 65 metros quadrados do imóvel.
– Cozinha, estar, jantar e área de TV integram-se visual e fisicamente, permitindo acomodar muitos convidados em diferentes atividades no apartamento – conta a arquiteta Renata Santiago Ramos, que assina o projeto de interiores com a colaboração da arquiteta Laís Adib.
A demarcação dos espaços segue os passos da rotina da moradora, uma jovem médica. Durante a semana, as poucas horas vagas são destinadas ao recanto da TV. Já nos finais de semana, é o momento de ser o ponto de encontro da família - com o mesmo sofá atendendo outra lateral da sala e posicionado estrategicamente próximo ao jantar e às bancadas da ilha da cozinha.
Conforme Renata, a escolha das cores e dos materiais seguiu uma lógica de distribuição do espaço:
– A cliente demonstrou a intenção de caracterizar os diferentes setores do apartamento por meio da materialidade. Enquanto a área social assume uma linguagem jovem e contemporânea, impactando pelo contraste extremo entre o piso preto e as paredes claras, o dormitório surge com uma linguagem mais clássica.