Cuidar de plantas pode ser uma atividade terapêutica, além de uma ótima alternativa para lidar com a ansiedade do distanciamento social. Por isso, conversamos com a paisagista e bióloga Adriana Schüler, que indica cuidados essenciais para manter suas folhagens e suculentas sempre saudáveis.
Invista no adubo caseiro
Se você mesma quiser produzir o adubo, em vez de encomendar de uma floricultura, aqui vai uma receita de Adriana:
Ovos+ pó de café passado
Guarde o pó de café depois de passado. Lave as cascas de ovo e deixe secar. Triture as cascas no liquidificador, até ficarem pedaços bem pequenos. Misture a casca triturada com o pó de café. Coloque um pouco dessa mistura em cima da terra dos seus vasos e regue.
Hora da poda
— No outono, iniciamos um ótimo período para a poda das plantas — adianta a bióloga.
Não tenha medo de podar, viu? Você pode cortar as folhas secas ou machucadas, bem como os galhos, para o fortalecimento das plantas. Dica: mantenha a sua tesoura de poda sempre limpa e afiada para garantir um corte de qualidade - se o corte não for bom, pode prejudicar o desenvolvimento das verdinhas.
Xô, pragas
Aproveite o momento para focar na eliminação de pragas como cochonilhas e pulgões.
Veja duas opções de venenos:
- 500mL de água, 1 colher de sopa de detergente líquido, 1 colher de chá de vinagre - borrifar na planta todos os dias por cerca de cinco dias para garantir que os bichos morram.
- álcool isopropílico 50% - borrifar nos locais afetados ou com o cotonete diretamente nos bichos.
Lembre-se: nunca deixe as plantas expostas ao sol depois de fazer qualquer um dos dois procedimentos.
Sol em todos os lados
Para garantir o crescimento homogêneo, o indicado é girar os vasos uma vez por mês, recomenda Adriana. As plantas crescem em direção à claridade ou luz solar direta, principalmente dentro de casa. Sendo assim, as folhas tendem a crescer ou se direcionarem apenas para um lado. Se você virar um pouco o vaso, as folhagens irão crescer para o lado oposto, onde terá mais incidência de luz, e a forma da planta ficará mais homogênea.
Cultivar brotos? Sim!
Caso você não tenha espaço para muitos vasos na sua casa, cultivar brotos é uma ótima alternativa.
— Os brotos crescem rapidamente e são altamente nutritivos — afirma a bióloga.
Broto de lentilha
Pegue dois punhados de lentilha, lave as sementes, escorra e coloque-as em um vidro. Para fechar, você deve utilizar uma gaze ou um pedaço de tecido, e um atilho ou borrachinha de cabelo. O primeiro servirá de tampa, deixando as sementes "respirarem", e o segundo irá prender o tecido na boca do vidro.
Deixe o vidro dentro de um armário longe da claridade, e todos os dias repita duas vezes o processo de lavagem e escoamento da água. Em cerca de três dias você já poderá comer os brotos de lentilha.