Com a chegada do verão, tudo o que se quer é desacelerar. E é isso que propõe o projeto do escritório South Arquitetura para esta casa na Praia do Rosa, em Santa Catarina.
– Quando se fala em casa praiana, temos que entender que o cliente quer mudar os ares. Tentar fugir ao máximo de paredes com massa corrida lisa e forro de gesso com luminárias embutidas.
É usar revestimentos mais rústicos e simples sem medo, pois a simplicidade é o que achamos mais charmoso em uma morada no Litoral. Acho que a maior tendência é trazer sentimentos e emoções diferentes dos que o morador tem na cidade – conta o arquiteto Hélio Freitas, que assina o trabalho com o sócio Pedro Henrique Massuco.
A casa, conta a dupla, é dividida em dois volumes, o social e o íntimo, interligados por um corredor envidraçado que traz o azul do céu e o verde do entorno para dentro da casa.
A paisagem foi decisiva na posição escolhida no terreno, respeitando o relevo, as pedras e as espécies nativas.
No interior, o clima descomplicado foi o norteador:
– A cozinha integrada em que a bancada acaba virando a mesa de jantar da família é a parte que mais traduz o estilo jovem de vida dos proprietários.