Os brinquedos alegram a garotada e também o visual da casa. Mas dá para aliar o colorido com ideias simples de organização, conforme ensina a personal organizer Carol Rosa.
Brinquedos maiores como casas, bonecas grandes e robôs devem ser acomodados em nichos ou prateleiras.
– Assim, eles não ficam espalhados pelo chão – afirma a organizer.
Na hora de escolher as caixas organizadoras, vale optar pelas transparentes e de plástico. Assim, a criança consegue visualizar o que tem dentro de cada uma delas:
Outra sugestão é separar uma gaveta ou caixa só para os materiais de arte: tinta, canetinha, lápis-de-cor, caderno de pintar, pincéis etc.
Mais dicas
Bonecas
Vale separá-las por modelo. Como elas têm acessórios, a dica é criar uma caixa de itens da Barbie, outra da Polly etc. Já as bonecas devem ser posicionadas em pé dentro de cestos.
Quebra-cabeças
Recorte o desenho a ser montado e o coloque com todas as peças juntas em um saquinho transparente tipo zip lock. O mesmo vale para os blocos de montar.
Livros
Os livros devem estar à mostra. Para isso, as prateleiras, mesmo as mais fininhas, funcionam bem. Ao contrário de uma biblioteca, em que as obras são enfileiradas, para as crianças, Carol Rosa indica colocar os livros de frente, deixando a capa visível.
Estilo camarim
Os baús ou cestos compridos são úteis para guardar bichos de pelúcia, bolas e espadas. Para as fantasias, vale inclusive investir em uma arara pequena.
– Fica prático e funcional – afirma Carol, que complementa: – Embaixo você pode colocar uma caixa com todos os acessórios e complementos.