Com uma sala pequena e um banheiro, o andar de cobertura deste apê era pouco usado. Ajudava a baixa circulação o fato da churrasqueira ficar na área externa, um terraço que, após a reforma projetada pela arquiteta Lisiara Camargo Simon, foi integrada com a nova e ampla sala.
– Grandes desafios nessa obra ocorreram com o aumento da área fechada, considerando telhados novos e de grande altura. Com isso, os ambientes propostos (sala de estar e gourmet, jantar e sala de tv) estão em uma planta livre, mas distribuídos de tal maneira que ocorre uma certa privacidade para quem está no espaço da TV – explica Lisiara, titular do Trino Arquitetura + Design.
A execução da área interna com ausência de paredes possibilitou um ambiente com muitas possibilidades, conforme conta a arquiteta. O pé-direito alto e o forro de madeira contribuem para a sensação de que se está em uma casa térrea, assim como a iluminação natural com uso de tijolos de vidro.
Receber, uma das ideias que levaram à reforma, tem como um dos pontos centrais a área da churrasqueira:
– O espaço gourmet completo com uma área privilegiada trouxe ao apartamento um local de encontro para amigos e familiares por não existir no andar térreo uma área assim.
No piso, foram escolhidos porcelanato marrom e tabuão, e a na marcenaria predomina a melamina. Para as paredes, foram escolhidos tons da série Toque de Seda, da Suvinil.