Transformar a ocupação de um espaço e, ao mesmo tempo, tirar proveito das características existentes para beneficiar a nova finalidade foi a missão da reforma que converteu uma garagem e os aposentos de hóspede em um lounge de uma adolescente de 15 anos. O projeto é de Cristiane Totti e Sabrina Heinen, do escritório Cristiane Totti Arquitetura.
A ampla abertura para a entrada de carros e o espaço interno generoso são trunfos que foram mantidos e se tornaram o diferencial do ambiente projetado pelas arquitetas. Ao invés de cobrir com alvenaria o vão onde antes ficava a grande porta da garagem, elas decidiram fechar apenas uma pequena parte e substituir a maior área de abertura por esquadrias de vidro.
– Elas abrem 100% do vão e integram a área externa com o lounge interno, explica Sabrina.
O resguardo e a segurança são assegurados pela cortina metálica com chapa microperfurada.
O princípio da integração é conservado na área interna, onde as divisões das áreas de dormir, de estar e de estudo não são absolutas. Por sua vez, o closet e o espaço de maquiagem são contíguos e dão acesso ao banheiro, que teve a porta ampliada para levar mais luminosidade ao ambiente.
A laje em cimento, repleta de desníveis, foi outra particularidade do espaço original que se tornou um dos diferenciais mais marcantes do espaço renovado. Para trazer uniformidade, mas sem descaracterizar o clima industrial, as arquitetas mantiveram a base na cor cinza e sobrepuseram placas de gesso localizadas. Afixadas de forma não aparente, as placas são destacadas pelo fundo mais escuro e pela iluminação nas sancas, de forma a provocar a ilusão visual de estarem soltas.