Formas puras, volumes sobrepostos, concreto aparente e mobiliário minimalista são alguns dos elementos que diferenciam uma casa de Santa Maria projetada pelo escritório Lineastudio. A simples enumeração dessas qualidades faz lembrar da arquitetura modernista, mas o conceito de bem viver do atual momento histórico, que norteou o projeto, resulta em uma arquitetura em estilo contemporâneo e funcional, explica o arquiteto Zé Barbosa.
Na fachada, o foco de atenção é o bloco do andar superior, moldado em concreto no próprio local, como uma moldura para os planos envidraçados. No desenho preliminar ainda não havia a decisão de trabalhar com caixas sobrepostas, que surgiu da evolução dos estudos volumétricos. Toda a montagem de formas e ferragens exigidas no processo de concretagem foi um desafio construtivo. O resultado final dependia da perfeita execução dessa fase.
A sobriedade da frente contrasta com o forte impacto visual dos fundos, composto pelos volumes bem definidos soprepostos, o jardim e a piscina revestida em pedra Hijau com iluminação com controle para mudança de cores. Foi a orientação solar e a vista dos morros que cercam a cidade que motivaram a se privilegiar as aberturas para o jardim dos fundos da residência.
O paisagismo com inspiração tropical, também de autoria do Lineastudio, reúne um deque de madeira, palmeiras fênix, palmeiras imperiais, fórmios verdes e, a pedido do cliente, uma jabuticabeira.
Interior integrado
No interior, buscou-se a integração dos espaços na área social. No piso inferior, enormes portas de correr reúnem ou separam, conforme o desejo dos moradores, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, a brinquedoteca e o espaço gourmet – que se abre também para o jardim da piscina. A paleta de cores neutras reforça o caráter claro e iluminado do interior, como desejado pelo casal de clientes.
A brinquedoteca da filha dos clientes conta com estante feita sob medida em lâmina de pinus, com nichos coloridos iluminados para destacar os objetos. O plano de fundo da TV se estende até o forro, no qual a iluminação de minilâmpadas LEDs embutidas, à noite, provocam um efeito de céu estrelado. No piso superior, os planos em vidro deixam os dormitórios abertos à abundante iluminação e à paisagem.
Na suíte do casal, um painel ripado em madeira louro freijó reveste toda a parede que divide os ambientes do dormitório e do banho. Um vidro fixo torna visível desde o quarto a banheira de hidromassagem. O aparador em laca TX branca foi desenhado pelo Lineastudio. O tapete em couro Terni é da Salvatore e a poltrona da varanda é Alvorada, do designer Carlos Motta.
Segundo o arquiteto, além do concreto aparente, são marcantes na moradia o reboco rústico, o uso de madeira e de pedras naturais. Esquadrias externas em PVC e vidro insulado foram usados para garantir conforto térmico e acústico à moradia, completa Barbosa.