Os boiseries estão entre os elementos marcantes da arquitetura de interiores francesa dos séculos 17 e 18. E, como poucos recursos clássicos, esses revestimentos em forma de moldura vão bem com diferentes estilos, tanto valorizando uma decoração mais clean quanto criando um efeito original em um ambiente com proposta industrial. E têm um atrativo extra: também atuam como isolantes acústicos.
Em espaços pequenos, porém, esses painéis podem roubar alguns centímetros que fazem toda a diferença. Mas não é preciso abrir mão da elegância desse visual: há uma série de materiais que podem ser aplicados diretamente na parede e simular o efeito de molduras. Dois deles são o gesso e as versões prontas em poliestireno, que podem ser coladas de um jeito prático pelo próprio morador.
Veja alguns projetos com paredes no estilo francês e soluções com a praticidade atual.
Para o seu próprio escritório, a arquiteta Cássia Kroeff usou o gesso para criar as molduras nas paredes. Veja como a ideia clássica, que combina com o piso espinha de peixe em madeira, ficou linda com o forro em estilo industrial (foto acima)
Não roubar centímetros importantes do espaço deste quarto foi decisivo na opção do escritório Mola Arquitetura pelo gesso. Para destacar a falsa-moldura, a parede ganhou um tom de bege que contrasta com o branquinho.
De poliestireno reciclado, os boiseries da marca Santa Luzia são ideias versáteis. Além do branquinho do quarto, o ambiente de Patrizia Genovese e Guilherme Longo para a Casa Cor São Paulo investiu no monocromático tom cereja para paredes e estofados.
Leia mais:
: