A tendência vintage está firme para mostrar que movimentos cíclicos de tempo não são exclusividade da moda de passarela. Na hora de pensar a decoração da casa, voltar no tempo também é comum entre lançamentos e conceitos. Os anos 1990 são lembrados pela exuberância: cortinas volumosas, gesso do teto bem demarcado, entre outros.
Mas nada com uma nostalgia boa para perceber que muitos hits de 20 ou mais anos atrás seguem no dia a dia – grande parte deles repaginados para se adequar ao estilo clean contemporâneo, é verdade. Mas não com menos personalidade.
Uma versão light da antiga moda de estampas com a bandeira da Inglaterra, o quarto projetado por Letícia Sá também remete ao estilo navy, que esteve presente na moda verão há dois anos.
A pintura esponjada que tanto foi usada nas paredes dos anos 1990 hoje dá espaço a texturas atualizadas, como a que imita cimento queimado ou a que remete ao solo lunar (foto abaixo, com produto da Suvinil).
Um recurso bastante usado nos anos 1990, contornar a cama com armários é uma opção atual para os imóveis com metragens pequenas. No projeto do escritório Ambientta dá para perceber como pode ser cool e leve mesmo com bastante marcenaria.
Artesanato não é moda, é sentimento puro. E entre os que voltaram com tudo estão os pompons (usados na cortina, como estes abaixo de Lu Gastal), os bastidores bordados (da Sweet Craft acima) e as flores de feltro (na flâmula da Casa de la Madre abaixo).
Alerta saudade: o apê da personagem Mônica (Courteney Cox) no seriado “Friends” tem muito a nos ensinar até hoje: cozinha integrada, tijolinhos à vista (mesmo fakes) e paredes cheias de quadros e enfeites no melhor estilo galeria. Até o purple já integrava portas e paredes.
A cultura kitsch teve como ícone o pinguim de geladeira e a jarra de abacaxi. Nos últimos anos, a fruta virou hit novamente, como em estampas como esta, da Carolina Lima Home Decor.
Leia mais: