À frente do estúdio Laflorence, Laura Florence recebeu dos proprietários deste apartamento em Porto Alegre o desafio de criar um ambiente propício para uma de suas atividades preferidas: receber amigos. A primeira medida tomada pela arquiteta foi a de remover o deque com piscina, que roubava a maior parte do espaço, e diminuir a altura do peitoril que cercava o conjunto.
– Para a obra, a gente teve que refazer todo o piso, tirando o deque e substituindo por um ladrilho produzido de forma quase artesanal pela Ladrilhos Petrópolis, do Rio de Janeiro – diz Laura.
O objetivo era remover qualquer elemento que pudesse interferir na vista do pôr do sol sobre o Estádio Beira-Rio – espetáculo especialmente interessante para o cliente, torcedor do Inter.
Para tornar a experiência ainda melhor, o sofá foi posicionado de modo a conferir uma visão de 180 graus.
– Ela queria uma mesa para café da manhã, e ele citou as cores dos filmes do [Pedro] Almodóvar como uma referência de tons alegres, vibrantes, tudo junto e misturado – explica Laura.
A solução encontrada foi manter a base da varanda neutra, com predomínio do branco e do cinza, tanto nos móveis maiores quanto nos tampos das mesas, nos vasos de concreto que abrigam as plantas e nas portas e janelas.
Os tons do sofá Tajá de madeira verde (na foto acima, à direita) e da mesinha azul (ao lado do sofá branco na foto abaixo), ambos assinados pelo renomado designer Sérgio Rodrigues, somam-se às cadeiras e às almofadas coloridas para alcançar o clima descontraído desejado pelos pais de três adolescentes. Do ambiente antigo, foram mantidos apenas as janelas e o forro de madeira, que ganhou novas luminárias para garantir um toque de modernidade ao projeto.
Casamento perfeito
A mesa de tampo de concreto sobre base metálica da loja porto-alegrense Mezas casou tão bem com as cadeiras do site Desmobília que até parece que as peças formam um conjunto pronto. Sucesso na década de 1970, os fios de silicone que envolvem a estrutura das cadeiras conferem um toque retrô.
Direto do pé
Uma jabuticabeira e um limoeiro estão entre as plantas escolhidas para conferir mais frescor ao ambiente – e ao café da manhã.
Detalhe policrômico
Trazido do Peru pela cliente, o tecido com pegada étnica utilizado nas almofadas adiciona cor e personalidade à base neutra do sofá da Saccaro, da mesma linha da mesa de centro.