A rotina de quem vive em cada ambiente é um dos nortes inspiradores dos profissionais na hora de criar um projeto. Esta afirmação cabe ao trabalho do escritório Átrio Engenharia Arquitetura, com criação das arquitetas Ângela Slongo e Adriana Dallagasperina e execução do engenheiro civil André Luís Curzel de Oliveira, para este imóvel.
Em uma área central da cidade de Tapejara e com ótima vista para o pôr do sol, a localização foi determinante na hora de optar pela reforma – mudar-se para uma casa também estava em questão.
Para uma nova etapa familiar, com filhos casados, mas que estão todos os finais de semana na casa dos pais, a ideia foi integrar sala, cozinha e sacada e criar uma grande área de convívio. O foco é a área da cozinheira.
– Eles quiseram unir ilha, bancada e mesa. Desta forma, enquanto a dona da casa, que ama cozinhar, está preparando a comida, todos ficam juntos – explica Adriana.
Com a retirada de algumas paredes, vigas estruturais ficaram expostas e foram trabalhadas a favor da estética, ganhando a textura Marmoratto, da Suvinil, e atuando como molduras em determinados pontos, como entre a cozinha e a sala. No piso da sacada, para nivelar com o dos outros ambientes sem gerar peso extra, foram colocadas placas de isopor com 10cm de altura.
Com traços retos nos móveis, referências clássicas foram pensadas para atender ao pedido do casal. Uma delas é aliada à praticidade e ao custo-benefício.
– Para a bancada, usamos um porcelanato com aparência de mármore. É uma placa de 120cm x 240cm, assim não tem emendas.
Tridimensional
No detalhe, o revestimento Nuance Pirâmide de 45cm x 90cm, da marca Ceusa, que está instalado na parede atrás da pia. Uma grande bancada é formada pela ilha e a mesa – esta, com 190cm de extensão.
Brises e PVC
A mesma lâmina padrão Jacarandá usada nos brises que separam sala e cozinha está no móvel do home theater. Na parede ao fundo, são placas de PVC com 50cm x 50cm da Forrorama – as peças são vendidas brancas e a pessoa pode optar pela cor a ser usada. Também é de fácil instalação e uma boa dica de "faça você mesmo".
Serviço cinco estrelas
A lavanderia tem a mesma proposta da cozinha, com a adição dos azulejos da linha metrô e o granito Branco Itaúnas. Nas paredes em que não está aplicado o revestimento, foi usada uma pintura verde-clara. Um dos cuidados foi a porta de vidro adesivado, que não bloqueia totalmente a iluminação. Ao fundo da foto, um armário estilo torre guarda os itens maiores.
Efeito de continuidade
Na entrada do apartamento, o espelho e uma prateleira de aparador são iluminados pelas lâmpadas embutidas no forro de gesso. Para uma proposta harmoniosa, a parede lateral também ganhou um acabamento. O piso é o modelo Minari, com placas de 60cm x 60cm.