Um dos tipos de artesanato mais tradicionais da cultura do Rio Grande do Sul, o crochê ganhou uma nova versão. Recentemente, o chochê com malha de tecido ao invés do fio mais fino vem se popularizando entre os amantes dos trabalhos manuais. A técnica é democrática: é possível fazer o “fio de malha” reutilizando camisetas velhas. Basta cortar o tecido em tiras de 2cm de espessura e costurar uma tira na outra, formando um novelo.
Para ficar por dentro da tendência, Cláudia Costa, criadora do projeto Craft Livre, ensina a fazer um descanso de panela. Sustentáveis, as peças são feitas com tecidos de descarte da indústria têxtil. A artesã produz artigos para decoração, como banquinhos, almofadas e cestos multifuncionais, e acessórios de moda, como carteiras, clutchs, bolsas e colares. Confira as fotos no instagram @craftlivre.
MATERIAIS:
- Um novelo de fio de malha (pode ser comprado em lojas de artesanato ou feito com cerca de 10 camisetas velhas)
- Agulha para crochê nº9
- Agulha para crochê nº3
- Tesoura
PASSO A PASSO:
1) Laçada inicial: fazer um nó deixando um espaço para colocar a agulha maior dentro da "gotinha"
2) Correntinha: introduzir a agulha por baixo do fio que está no dedo indicador e laçar o fio que vem do novelo. Puxar este fio passando por dentro da laçada inicial. Repetir o movimento 12 vezes ou até o tamanho que preferir, formando uma correntinha.
3) Primeira carreira de pontos baixos: fazer mais dois pontos e introduzir a agulha na terceira corrente. Puxar uma laçada do fio que vem do novelo, ficando com duas laçadas na agulha.
4) Laçada dupla: laçar mais uma vez o fio do novelo e puxar por dentro das outras duas laçadas que estão na agulha. Introduzir a agulha na próxima corrente e repetir o mesmo processo até o final da corrente.
5) Segunda carreira de pontos baixos: fazer mais dois pontos e virar o trabalho para crochetar o lado avesso.
6) Introduzir a agulha no primeiro ponto e puxar a uma laçada do fio que vem do novelo, ficando com duas laçadas na agulha. Laçar mais uma vez o fio que vem do novelo e puxar por dentro das duas laçadas que estão na agulha. Repetir até o final da carreira.
7) Argola: no último ponto da décima carreira, fazer mais 12 pontos. Introduzir a agulha novamente no último ponto da carreira e puxar a laçada do fio que vem do novelo.
8) Laçar mais uma vez o fio do novelo e passar por dentro das duas laçadas da agulha, passando o fio para trás do trabalho. Cortar o fio deixando 10cm de sobra.
9) Arremate: com a agulha nº3, esconder o restante dos fios por dentro dos pontos da última carreira.