A segunda sede da franquia de sorvetes premium campinense La Basque em Porto Alegre (a primeira opera na Avenida Goethe) é uma ode ao centro da Capital. Localizada no sétimo andar do prédio da Lebes, na Avenida Borges de Medeiros, a sorveteria ganhou soluções rápidas para atender ao prazo de duas semanas para o início das operações – mas o impacto visual traz soluções consistentes e que dialogam com o clima urbano e cheio de histórias.
No ambiente interno, a arquiteta Lisiara Camargo Simon, do escritório Trino Arquitetura + Design, elegeu os tons de azul-turquesa e marinho para peças como as cadeiras de plástico e o balcão de marcenaria, executado pela empresa Móveis Ferrari. Assim, as paredes revestidas por lambe-lambes se destacam, em uma mescla de estampas que remetem a pedras e revestimentos de calçadas e prédios da cidade.
O forro de gesso preexistente ganhou novos pontos de luz, com modelos pendentes sobre as mesas (a parte inferior de vidro ganhou película jateada para o projeto) comprados na Di Luce. Em vários pontos, o ferro é um material protagonista, como visto nos pés das mesas com tampos de melamina e em estruturas das paredes, a exemplo das que sustentam as samambaias internas.
Também referência aos bares do centro da cidade, o néon luminoso sobre o balcão exibe cores em vermelho e azul.
– Eu definiria como um lugar charmoso, sem ser pretensioso – diz a arquiteta.