Quando as duas filhas saíram de casa, os pais cogitaram vender o imóvel e ir para um apartamento menor. Passado pouco tempo, o primeiro neto nasceu e uma nova rotina da família foi desenhada.
– Ambas moram em apartamento, então a casa com jardim virou um escape de final de semana para todos. E como a ideia é a chegada de mais bebês na família, os dois mudaram de ideia e reformaram a casa, que virou o ponto de encontro de lazer de todos – conta Luana Fernandes, que assina o projeto com Carla Tortelli, ambas sócias do escritório Arquitetando Ideias.
A integração era um ponto importante nesta nova dinâmica – algo que faltava à construção da década de 1990. A cozinha e o espaço de jantar eram ambientes separados, e a sala, que fica em outra extremidade da área social, ficava ainda mais isolada. Como não havia nenhum problema estrutural em retirar a parede (que ficava no vão ao lado da mesa de jantar, na foto acima, à direita), a união proporcionou mais espaço e luminosidade.
– Até a escada, que antes ficava quase escondida, está mais destacada. Também foi possível criar um recanto de leitura com poltrona e chaise – explica a arquiteta.
Antes com bancada de canto, que contornava as duas janelas, a cozinha agora está integrada e tem um novo layout: uma estrutura usada para pia e fogão e, disposta de forma paralela, uma outra usada para refeições e apoio.
Madeiras restauradas
O piso de ipê foi lixado e ganhou selador e verniz fosco – processo semelhante ao da escada (foto acima), com a diferença de que esta ganhou lixação manual. Na nova configuração do jantar, o painel é em Louro Freijó.
Ângulos estratégicos
No estar, o sofá foi mantido, e novos elementos de decoração dão tom ao recanto, como a mesinha azul desenhada pelas arquitetas e os vasos esmaltados do site da Terra Ásia (terraasia.com.br). Acima, o espelho de 1,20m x 2m garante que todos se comuniquem: quem está na sala vê quem está na cozinha. Nas paredes, o efeito concreto claro foi aplicado.
Cozinha clara
Embora estampada, a linha Rio Retrô, da PortoBello, traz matizes de bege e faz o fundo do ambiente, com móveis de melamina e granito branco itaúnas nas bancadas. O pé em ferro preto remete a outros elementos do décor.
Atualização
O piso foi substituído, mas as paredes, para evitar mais quebra-quebra, ganharam massa acrílica, massa corrida e textura com efeito de concreto (veja abaixo)