Individualmente, as metragens quadradas dos ambientes deste apartamento em Florianópolis (SC) já eram boas. Após uma reforma que unificou os espaços de estar, cozinha e dependência de serviço, o imóvel se transformou e ganhou uma planta baixa contemporânea e cheia de soluções.
Projeto das arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri, a transformação eliminou as paredes divisórias do quartinho sem uso e criou um recanto gourmet. Já a cozinha está interligada com o living por meio de um passa-pratos, aberto estrategicamente em frente ao painel da TV. No lugar do tradicional balcão americano, a bancada do cooktop fica nesta posição, permitindo que quem está à frente das panelas possa participar de todos os momentos sociais.
– Além da parte elétrica, foi feita toda a troca das tubulações hidráulicas, que agora passam dentro do forro de gesso acartonado. As paredes, a pedido dos clientes, também estão todas revestidas, uma parte por painel de madeira, outra por papel de parede com aparência de tijolos – explica Isadora.
Mix de endereço urbano com o clima praiano, o espaço ganhou azul royal em alguns toques, um recurso que inclui um visual de "frescor", conforme a dupla de arquitetas. A lâmina de madeira também é em tom médio, realçada em alguns pontos por arandelas e demais recursos de luz, todos com lâmpadas de LEDs.
– A integração também pode ser vista neste ponto, quando a cozinha ganhou revestimentos iguais aos da área social – aponta Caroline.
Superfícies claras também compõem esta fórmula, a exemplo do novo piso de porcelanato (com placas de 130cm x 60cm) e as grandes bancadas de silestone. Na parte dos móveis em que a laca foi eleita para o acabamento final, o tom off-white foi aplicado tanto na versão fosca da pintura quanto na alto-brilho.
Novos recortes
A união da cozinha com a sala é garantida por meio do passa-pratos. Abaixo, o espaço da antiga dependência de serviço que virou área gourmet
Textura reproduzida
Ao fundo da pia, a parede foi revestida por papel de parede com aparência de tijolos de demolição