Quando decidiram ampliar a venda online para uma loja física, os proprietários do Caminho Orgânico, em São Leopoldo, foram em busca de um endereço que atendesse à necessidade de espaço para venda e um aconchegante recanto de café – agora com serviço ampliado também para almoços.
Presente desde as primeiras visitas a pontos comerciais a serem estudados, o designer de interiores Johnny Thomsen recebeu um briefing desafiador.
– Eles queriam algo absolutamente novo. Por acaso, eu estava voltando de uma viagem a São Francisco e muito impressionado com os projetos de Bakery (padarias) de lá. Foi uma primeira referência – conta.
Para compor com o ferro, porém, Johnny optou pelo efeito brasileiro "Irmãos Campana" e tirou partido do OSB nas prateleiras. Mas outro foco de estudo casou perfeitamente com este projeto, como relembrou:
– Estava em um momento de ler muito sobre o trabalho do arquiteto paraguaio Solano Benitez e a forma como ele usa tijolos. Neste projeto, houve uma recriação dos brises.
As luminárias também fazem parte experimentações: as madeiras do artista plástico Itelvino Jahn, de Montenegro, foram presas no teto por meio de estruturas metálicas ainda no período da obra e os fios das lâmpadas bolas enrolados de forma despojada.
Para os móveis, o designer encantou-se com as cadeiras Prado, com assinatura do Estudio Claro, do Uruguai, na série Di.Se.Ño para a Tok&Stok. Contemporaneidade de contraste bem-vindo aos palletes usados nos sofás com almofadas de couro natural.
Vizinhança disfarçada
A disposição dos tijolos nas divisórias de vidro ajudam a criar uma privacidade ao espaço. Na vitrina, em frente à mesa coletiva com pontos de luz para notebook, foram usadas telas de galinheiro. A base dos sofás é feita de palletes reciclados
Ferro e OSB
As estantes do piso ao chão são mimetizadas aos pilares arredondados, como se compusessem o mesmo volume. À esquerda, o biombo com sistema tipo porta-camarão, que recolhe quando é preciso ampliar o acesso aos banheiros