O efeito horizontal somado a linhas retas são grandes aliados quando se tem um cômodo social com metragem reduzida – caso da maior parte dos imóveis.
Para estes dois espaços com áreas de estar e jantar de apartamentos, os sofás e os painéis de home theater acompanham quase toda a extensão das duas maiores paredes divisórias. Assim como ter poucas e boas peças de móveis soltos, permitindo uma circulação mais eficiente.
– Se a sala não tiver espaço para mesa de centro, utilize uma lateral de apoio. Hoje em dia existem modelos laterais menores que podem ser utilizados na frente do sofá também. Os bancos também são ótimos aliados para este tipo de espaço, porque servem como assentos, apoios de pé e local para apoiar uma bandeja – explica a arquiteta Luciana Araújo, sócia-proprietária do escritório Óbvio Arquitetura, ao lado da também arquiteta Nathália Otoni que assina a proposta com paredes cinzas desta reportagem.
Pallets, tijolos e ferro dão o tom a mercado e café orgânico
Madeira clara e papel de parede floral transformam quarto de jovem
Casa e escritório em 36 metros quadrados
Veja mais ideias técnicas que potencializaram o visual amplo dos dois ambientes.
16 metros quadrados
Neste projeto do escritório Óbvio Arquitetura, as paredes foram fundamentais no efeito de amplitude do espaço. A divisória onde está o móvel do home theater foi totalmente revestida pelo MDP padrão noce amêndoa, incluindo o entorno da porta, acabando na parede de fundo, onde um espelho foi disposto e "duplica" a mesa de jantar. Contemporânea e clara, a textura que imita a aparência do cimento foi eleita para o restante. O sofá é esguio: 220cm x 90cm. A mesa de centro também ajuda a manter a circulação, com medidas de 150cm x 45cm.
19 metros quadrados
Tudo clean. A definição para este espaço criado pela arquiteta Carmen Calixto começa pelas cores claras até chegar aos detalhes, como os rasgos no painel de drywall. Para uma boa circulação, as medidas das profundidades dos móveis são: home theater (30cm), sofá (1m) e mesa de centro espelhada (40cm).
– Desenhamos um painel de MDF no padrão demolição, do piso ao teto, para embutir fios e um nicho em laca tom de areia. Em espaços compactos, menos é mais – diz Carmen.