:: Não ocupam espaço e são fáceis de cuidar: veja as hortas e plantas suspensas :: Cheirinho personalizado para casa! Aromatizadores perfumam e dão um up na decoração
Usar peças do dia a dia para o décor é uma das melhores ideias em tempos de "faça você mesmo". Entre as mais descoladas, estão as escadas, que podem se transformar em estantes, toalheiros e até mesmo ser instaladas no teto e servir de paneleiro ou luminária.
Talvez elas não combinem com ambientes mais formais, mas dá para transitar entre o despojado e o romântico. Basta escolher os itens que vão compor com a peça. A arquiteta Daisy Dias nos mostrou essa bela composição, com a cara da dona.
Leia mais:
– A cliente é decoradora de festas e tem muitos objetos em casa que utiliza no trabalho, incluindo a escadinha menor. Então, achamos bacana aproveitar na decoração e incluímos também uma das escadas utilizadas na obra para pendurar os objetos pessoais, como porta-retratos – conta.
Daisy já usou as escadas como elementos de destaque em outros projetos, mas alerta que alguns cuidados precisam ser levados em conta. Anote aí as dicas que ela nos ensinou:
DICAS DE PROFISSIONAL
:: Em ambientes com crianças é melhor evitar as escadas usadas como móvel solto na sala. A exceção é quando integra alguma composição fixada na parede.
:: Como nem sempre são muito firmes, invista nas escadas com objetos de decoração levinhos ou como suporte em banheiros, como toalheiro ao lado do boxe.
:: Não esqueça o jardim: é um recanto que fica lindo com o uso das escadas. Neste caso, a madeira pode ser uma ideia melhor, pois as metálicas (que ficam lindas conforme a composição) correm o risco de enferrujar. Ou aposte com convicção nesse visual oxidado, que também é tendência.
:: Para fixar no teto como luminária, use cabos de aço e braçadeiras, penduradas no teto com ganchos. Uma ajuda profissional aqui é necessária por segurança.
DESIGN COM REFERÊNCIAS HIGH LOW
As marcas de decoração entraram na onda e capricharam no visual das escadas. A Muma tem em seu catálogo três modelos lindos que podem compor qualquer ambiente. Ficam bacanérrimos com livros, mas também podem receber vasos ou outros objetos.
Uma delas é a Angra, em madeira maciça de eucalipto reflorestado.
Dois designers reconhecidos nacionalmente assinam para a marca. Guilherme Bender desenhou a Leme.
E Pedro Mendes é o criados da Linear.
A marca de metais Docol também aderiu à tendência e lançou este ano, em metal, o esguio e chique toalheiro escada.
Leia também: