Ricardo Ruschel (D) e Márcio Carvalho partem da premissa de que as cidades devem ser vividas e desfrutadas por seus habitantes No imóvel comercial Germano 508, técnicas originárias dos setores varejista e hoteleiro foram aproveitadas para proporcionar uma experiência sensorial a quem o frequenta
Ana Cristina Rosa, especial*
Há seis anos, em 2009, os arquitetos Márcio Prieb Carvalho e Ricardo Velhinho Ruschel, na época com 29 e 37 anos, respectivamente, tomaram uma decisão tão ousada como inovadora. Contrariando a tendência do mercado, que era a de valorizar grandes empreendimentos residenciais que oferecem clube, academia, piscina, cinema, espaços gourmet e kids, entre outras atrações , eles decidiram implantar a Smart Lifestyle + Design, uma incorporadora com características de butique.
Focada em empreendimentos de pequeno porte, o sucesso da Smart é fortalecido pela concepção e execução de projetos personalizados, marcados por traços de uma arquitetura contemporânea, mas sem deixar de lado aquele quê do aconchego do passado. Além disso, os imóveis são pensados a partir da seguinte premissa: a cidade está aí para ser vivida e desfrutada por seus habitantes.
- Para nós, a cidade é o grande condomínio - resume Ruschel.
Quem conhece os empreendimentos concebidos pela dupla Carvalho Ruschel facilmente percebe que eles são diferentes. As construções são modernas, porém acolhedoras e confortáveis: nos projetos da Smart!, há também uma dose de nostalgia que remete à Porto Alegre dos anos de 1950 e traz uma sensação de aconchego às edificações.
- Temos a preocupação de manter um tom de elogio ao passado, porém sempre focado na busca de descobertas do que está pela frente. É uma apologia ao futuro e elogio ao passado - filosofa Carvalho.
Um dos diferenciais do trabalho da dupla é que todos os projetos são criados com base no conceito de planta livre. Cada cliente ajusta e adapta o imóvel a suas necessidades a partir de grandes vãos livres de paredes ou vigas. Por conta disso, cada apartamento ou sala comercial é único e reflete a personalidade e o estilo de vida do proprietário.
- As famílias de hoje são bastante diferentes entre si, e com isso também mudam as necessidades - entende Carvalho.
Outro traço autoral presente nos projetos da Smart! é o uso da laje nervurada, um item originalmente técnico que virou elemento estético e está presente nos tetos de todos os imóveis assinados pelo escritório.
- Descobrimos essa possibilidade técnica de não termos vigas passando pela construção, o que permitiu manter a mesma altura e viabilizou a planta livre - explica Ruschel.
- Além disso, esteticamente a laje nervurada agrega um toque de retrô, e essa é uma assinatura, pois de alguma forma todas as nossas arquiteturas trazem um pouco de homenagem ao passado - completa Carvalho.
No Germano 508, atualmente único imóvel comercial da Smart! em Porto Alegre, uma série de técnicas originárias dos setores varejista e hoteleiro foram aproveitadas para proporcionar uma experiência sensorial a quem frequenta o local. Para começar, o piso de pedra portuguesa, costumeiramente usado em ambientes externos, reveste o hall, que é aromatizado com fragrância exclusiva e onde a música garante relaxamento e descontração, principalmente em caso de espera - a ideia é apresentar a arquitetura como sensação, pelo tato, pelo olfato, pela audição, trazendo elementos que possam aproximar de uma memória emocional.
Segundo os arquitetos, o termo butique surgiu como uma forma de deixar clara a vontade da dupla de atuar na pequena escala, ou seja, com uma equipe muito enxuta e diretamente com os clientes para poder criar uma relação horizontal.
- Butique nos ocorreu primeiro em relação ao tamanho, mas o termo foi mantido por conta de vários detalhes, como o atendimento personalizado, o cuidado com os acabamentos e o acompanhamento do cliente desde a assinatura do contrato até a mudança - conta Carvalho.
A ousadia foi recompensada com a conquista de um nicho de consumidores exigentes, de alto poder aquisitivo, que compartilham da filosofia de que menos muitas vezes é mais. Mas a Smart também chamou a atenção das empresas que atuam no setor imobiliário.
- Não fazer o que todo mundo está fazendo implicou em nadar contra a corrente, mas nos garantiu um espaço significativo e, o que é melhor, sem sermos concorrência porque atuamos em um nicho - analisa Carvalho.
Viver bem ao estilo de Porto Alegre
Todos esses conceitos são fruto do desejo de ver em Porto Alegre um pouco da arquitetura e do estilo de vida existente em cidades dos Estados Unidos e da Europa, assim como dos vizinhos Argentina e Uruguai. A valorização do chamado peatonal, ou seja, tudo o que está relacionado ao pedestre, é fator decisivo na definição dos locais onde são instalados os empreendimentos, prezando e priorizando regiões nas quais a vida possa ser resolvida sem a dependência do automóvel.
- Pensamos numa arquitetura que valoriza o bairro, o comércio de rua, a proximidade dos serviços, mas sempre preservando o estilo de Porto Alegre - sintetiza Carvalho. - Conseguir se resolver perto de casa, a pé, é uma delícia.
Os arquitetos costumam dizer que o perfil do cliente da Smart é o "jovem de todas as idades". Afirmam isso para se referir a uma massa de pessoas bastante heterogênea, com idades variáveis dos 23 aos 65 anos, porém que, independente da passagem cronológica, apreciam um estilo de vida que fuja do provincianismo. O olhar cosmopolita que a Smart! lançou sobre Porto Alegre atraiu a atenção do mercado imobiliário a ponto de resultar no convite para que o escritório fizesse a curadoria de um empreendimento da incorporadora Maiojama no bairro Cidade Baixa. É da Smart! a assinatura do design de lifestyle do Artsy, empreendimento que será construído na Rua Lima e Silva e possui área residencial, comercial e mall de comércio e serviços. Durante as etapas criativas do Artsy, a Smart! reuniu outros seis escritórios e mais de 40 profissionais na gestão do projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2013.
- A butique, que nasceu como um redutor de tamanho, acabou virando um potencializador de qualidade - define Carvalho.