:: 5 jeitos de aproveitar as revistas na decoração :: 7 erros de décor para nunca mais cometer na sua casa :: Luminárias criativas: 4 ideias para compôr e iluminar o ambiente com estilo
A semana de moda de Nova York mostrou que o preto está em alta. Marc Jacobs, Tommy Hilfiger e Alexander Wang mostraram lindas coleções onde esse tom foi o grande protagonista. A decoração segue a tendência: a cor preta vem ganhando cada vez mais espaço. Argumentava-se que a tonalidade carregava os ambientes e denotava tristeza, por isso sua aplicação era sempre comedida e pontual. Em paralelo as tendências da moda, isso está mudando.
Segundo a arquiteta Ana Lívia Werdine, ao optar pelo preto no décor deve-se levar em conta a luminosidade, ventilação, a finalidade do espaço e os elementos do ambiente. Ambientes menores, como lavabos, também podem receber essa cor.
— Para que esse tom não transmita a sensação de que o ambiente é menor do que ele de fato é, basta usar o preto em equilíbrio com tons mais neutros e claros — recomenda a designer de interiores Laura Santos.
Mais na nossa seção Décor
Fabiana Visacro, designer de interiores, dá mais uma dica:
— Para quem não quer muita cor no projeto, nuances de cinza são uma saída, assim como papeis de parede.
Se ainda bater aquele receio na hora de utilizar o preto, a dica é começar com pequenas doses. Ao invés de pintar toda a parede, pode-se aplicar o preto apenas em alguns blocos.
— O preto fica bem em bancadas, paredes, cadeiras e adornos — destaca Ana Lívia.
—Tapetes, mesas de centro ou lateral também são boas opções — complementa Fabiana.
Veja também