Romantismo: na capela da casa da família, os símbolos sacros foram emoldurados por milhares de rosas, folhas de camélia e galhos de cipó.
O altar é o ponto de maior evidência de um casamento e por isso merece muita atenção na hora de planejar o cenário dos sonhos. Nele, o amor e a união são celebrados e autenticados. Também é ali que acontecem os melhores cliques, vistos e revistos vida afora. Então, seja qual for o estilo, crença ou tamanho de sua produção, capriche nos detalhes e na emoção.
Para emocionar: o caminho e o belo altar foram adornados com um verdadeiro jardim, deixando o cenário ainda mais especial.
Pedra do amor: correntes de flores entrelaçadas com cordões de quartzo rosa trouxeram delicadeza para o tradicional altar das cerimônias judaicas, a Chuppah (pronuncia-se rupá).
Singelo, mas especial: meu casamento foi na pequena capela de São José, na Fortaleza São José da Ponta Grossa. O local é tão especial, que optei por usar apenas vasos de barro com rosas de Santa Terezinha, velas para valorizar as imagens feitas pelos santeiros da região e uma grande guirlanda de trigo verde e alecrim para evocar os bons presságios.
DICAS
• Quem casa na igreja deve ficar atento a detalhes. Reserve a data com bastante antecedência e confira se permitem que você escolha o decorador. Verifique se haverá casamentos no mesmo dia para alinhar com outras noivas o estilo da decoração. Vale lembrar que algumas igrejas mais tradicionais cobrem os santos no período da Quaresma.
• Os celebrantes são responsáveis por conduzir as cerimônias onde os ritos não estão necessariamente ligados a uma religião. Pode ser um profissional do mercado ou até mesmo um amigo que seja um bom orador. É fundamental conversar antes com o celebrante para que conheça a história do casal e escreva um roteiro para a cerimônia, evitando surpresas.
• Fotógrafos e equipe de filmagem são fundamentais para eternizar este momento, mas precisam ter cuidado e serem extremamente discretos para deixar na cena principal apenas noivos, celebrante e o altar.
Colaboração: Kátia Dornemann, Chris Lopes Vieira e Tina Araújo