A cada temporada de tendências na arquitetura de interiores, o foco nas cozinhas gourmets cresce. Do retorno dos amadeirados às superfícies com lacas e pedras sintéticas, as opções crescem na mesma proporção que a paixão pela gastronomia se alastra por casas e entre petit comités. Um cardápio variado é encontrado na Casa Cor RS, aberta ao público até o dia 21 de setembro em Porto Alegre. Entre os ambientes, muitas ideias aguçam a vontade de ter um recanto digno de um profissional em casa. O QG do Chef, projeto do arquiteto Sandro Jasnievez, com 120 metros quadrados, incluindo uma área externa, é um playground masculino. Uma referência ao estilo gaúcho se torna presente com elementos como o couro do pelego sobre poltronas e a cor erva- mate da microtextura da marcenaria sob medida. Um estilo country chique, segundo Sandro, mas equipado por eletrodomésticos e confortos à mesa pensados para todo e qualquer lugar. A bancada de trabalho tem sete metros de extensão, e inclui área para uma churrasqueira de aço inox.
Foto: SERGIO VERGARA
O tampo é um mix de silestone e granito - este na região próxima ao fogo. No revestimento voltada para a sala, uma cerâmica imita o visual de capitonê.
-Além dos materiais, acredito que a grande tendência do espaço é essa total integração que temos hoje em dia do recanto gourmet com as áreas de estar -afirma Sandro.
Somado ao home theater, um recanto com uma cadeira de barbearia, em toque retrô de refletores na iluminação, forma a área da adega, composta por vinhos com rótulos assinados pelo artista plástico Gelson Radaelli.
Foto: SERGIO VERGARA
A arquiteta Samantha Ughini não esconde a inspiração nos imóveis reais para a composição do seu projeto para o Living Gourmet, de 35 metros quadrados. Com medidas que lembram uma planta baixa frequentemente encontrada em apartamentos contemporâneos, o espaço exibe a desejada integração entre sala e cozinha. E ultrapassa a união apenas espacial: comer bem e assistir a um bom filme não são momentos excludentes.
- Quis fazer uma divisão por meio das cores, usando o claro na sala e o cinza mais escuro na cozinha. Também trago uma mistura entre o dourado e prata, ideia que está em alta não só na decoração, mas também na moda - diz a proprietária do escritório Samantha UghiniArquitetura e Interiores.
É na área de comando do cozinheiro da casa que o cinza entra em cena com força em diferentes materiais.
Um dos destaques é o revestimento da parede, com placas de 30cm x 30cm de pedra com detalhes em vidro. Para um efeito inusitado com relevo, Samantha dispensou o uso de rejunte.
Na marcenaria, com perfil de alumínio, as frentes dos armários são em espelho fumê - com áreas como a da pequena horta vertical com melamina madeirada cinza, tom eleito para o tampo de granito cinza absoluto. Para garantir mais espaço no estar, revestido pelo mesmo porcelanato que imita madeira usado na cozinha, a tradicional mesa de jantar foi dispensada, e as refeições são feitas na espaçosa bancada alta.
Foto: SERGIO VERGARA
Marrom com vermelho é uma combinação visualmente atraente para os apreciadores de gastronomia, como prova a combinação eleita para o ambiente Gourmet Glamour, assinado pela arquiteta Juliana Zanchi de Moura, na Casa Cor Rio Grande do Sul 2014.
- Um espaço gourmet não se resume a uma cozinha bem equipada. Distribuí este layout pensando um pouco além, criando um lugar de permanência - afirma a profissional.
Com 35 metros quadrados, o projeto aposta no dekton, um revestimento novo no mercado, de baixa porosidade e alta resistência a manchas.
É ele quem reveste piso e a bancada da pia, norteando a cor eleita também para a laca dos armários planejados.
Para o retoque contemporâneo, apenas um efeito de enferrujado o difere do MDF, com cuba e escorredor moldados diretamente na bancada.
A cor predominante também foge dos padrões amadeirados, um desejo da arquiteta, e cria a ideia de aconchego. Eletrodomésticos como a geladeira não são apenas ocultados pelos armários: são embutidos diretamente na estrutura.
Para a mesa de refeições, com estrutura em laca vermelha, o tampo de vidro expõe pratos assinados pela italiana Paola Navone.
Refletida do espelho ao lado da mesa, uma adega desenhada por Juliana em placas de MDF revestidas por papel de parede inclui a degustação de vinhos na receita de bem- estar do espaço.
Foto: SERGIO VERGARA
Para quem curte cozinhar
Tendências de projetos em gourmeterias: veja sugestões de ambientes para cozinhar
Arquitetos e designers focam em espaços multiuso para preparar refeições e receber amigos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: