Em Santa Catarina, durante a Mostra Casa&Cia 2014, o luxo surge por meio de joias, doces finos, peças de decoração e mobiliário, entre outros destaques, que compõem espaços como o Ateliê Fabi Jorge, Joalheria Mariana Pelegrini, Roka, Maria Rachel Interiores, La Mia Dolce Vita - La Maison du Douce e Maison Trois. Além das novidades em decoração e arquitetura, os ambientes permitem ao visitante o contato direto com o universo dos criadores.
Foi esse o principal ponto de inspiração e produção da arquiteta Fernanda Sartori, autora da Joalheria Mariana Pelegrini, um dos espaços instalados numa espécie de quadrilátero da sofisticação:
- O processo de extração do material bruto, o trabalho do ourives e da própria Mariana (designer de joias) permeiam o projeto. Nunca tinha feito uma joalheria e foi um desafio apresentar soluções criativas - aponta Fernanda, que usou placas de alumínio amassadas manualmente nas paredes conferindo um efeito que impressiona.
Sabrina Koerich e Grazielle Schmitz formam a dupla que assina a loja Roka. Mesclando conforto e sofisticação, elas criaram um espaço de livre circulação permitindo ao visitante observar de perto as peças à venda. Nas prateleiras, uma interessante curadoria de peças de design como os vasos da italiana Versace, os animais coloridos de Tom Hoffmann ou os brasileiros de Letícia Batista e Patricia Maranhão.
Na loja Maria Rachel Interiores é possível adquirir uma extensa lista de produtos selecionados especialmente para a Mostra. Objetos de décor, jogos americanos, tecidos, pisos vinílicos, papéis de parede e guardanapos estão entre as opções pinceladas pela própria decoradora Maria Rachel Damiani, que permeou o projeto de objetos clássicos.
O aconchego das docerias francesas está impresso no La Mia Dolce Vita - La Maison du Douce, projeto da arquiteta Maria Eduarda Bilbao. Pensado principalmente para as mulheres e dominado pelo cor-de-rosa, o ambiente monocromático oferece diferentes versões da palha italiana e do naked cake criados pela chef e pâtissier Giulia Librizzi.
Cercado de glamour e sofisticação, o Ateliê Fabi Jorge retrata o espírito da designer de joias através da visão da designer de interiores Ana Campos. Nas paredes e no mobiliário, a já conhecida paleta de cores de Ana envolvendo branco, cinza e preto com detalhes como os lustres de cristal e os espelhos venezianos:
- Busquei criar um espaço conceitual, que tenha a ver com o meu trabalho e o trabalho da Fabi. Quis mostrar também as criações de luxo feitas aqui no Estado - finaliza Campos.
No ambiente da loja Maison Trois, Alessandro Gebai e Alex Araújo criaram um cenário que provoca inquietação. A inspiração do espaço comercial de luxo, segundo Gebai, veio do trabalho do arquiteto Sig Bergamin com o seu ecletismo.
O estilo clássico da decoradora Maria Rachel Damiani no espaço que leva o seu nome MARIA RACHEL INTERIORES
Foto: FELIPE CARNEIRO
Sofisticação
Luxo assume diferentes formas na Mostra Casa&Cia 2014
De joias a doces finos, espaços comerciais estão com uma apresentação singular
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: