Em Roquefort Les Pins, a 20 quilômetros de Nice, na Côte d'Azur, esta residência francesa de um casal de brasileiros é ponto de encontro no verão. Na piscina, de 19,5m x 4,5m, o destaque é a tecnologia: além da iluminação interna com LEDs, oferece aquecimento por climatização e caixas de som subaquáticas. Quando ligado, chama a atenção o sistema de air blower (soprador de borbulhas). O interior da piscina é revestido por pastilhas de 2,5cm x 2,5cm em mosaico. Os 250 metros quadrados do deque foram executados em madeira teca. O projeto arquitetônico é dos profissionais da Midi-Mas, construtora de propriedade dos moradores da casa.
Já o interior da residência de 450 metros quadrados tem projeto assinado por Alessandra Pasin, do escritório Simões Pasin Arquitetura, de Porto Alegre, que -a distância - detalhou forros em gesso, iluminação, pintura, cores dos ambientes, revestimentos dos banheiros e mobiliário, tanto sob medida quanto solto.
Com orientação solar inversa a do Brasil, esta piscina em nice é a protagonista da área externa que soma 300 metros quadrados e refresca os moradores no verão com até 35 graus de temperatura
Foto: MICHEL BOST, DIVULGAÇÃO
Flutuam sobre a água luminárias redondas que trocam de cor. A iluminação da área externa dá um show: automatizada, é controlada por iPad ou iPhone
Foto: ALESSANDRA PASINT, DIVULGAÇÃO
No projeto de interiores, Alessandra focou na integração de espaços, pois o pedido dos proprietários brasileiros era ter o conceito de leveza do país de origem representado na residência
Foto: ALESSANDRA PASINT, DIVULGAÇÃO
No mundo da arquitetura, piscinas são mais ou menos como dietas e malhação: trabalha-se duro no inverno para usufruir de verdade quando o verão chegar e, se bobear no cronograma, a temporada de calor começa e os planos ficam só para o ano seguinte. Embora também possam ser aquecidas e assim aproveitadas o ano todo, quem quer se refrescar sem ter que enfrentar o tumulto das praias ainda pode correr para projetar e construir a sua até dezembro.
Na casa da arquiteta Bia Kubelka, no Canto da Lagoa em Florianópolis, a piscina veio quase 10 anos depois da residência ficar pronta, mas o espaço já havia sido pensado no projeto original para receber o gigantesco tanque de água. Em formato de L, é feita de concreto armado e tem 11 metros no maior comprimento, mais uma área de aproximadamente 4x4metros onde a profundidade é menor.
Leia todas as notícias do Casa&Cia
O revestimento é todo em pequenas pastilhas de vidro azul, de 2x2cm. Nas laterais foi usado um tom de azul mais escuro, no piso da raia um tom mais claro. Na parte onde a profundidade é menor, de aproximadamente 50cm e onde as pessoas podem até ficar sentadas, os ladrilhos foram arranjados em quadrados coloridos de diferentes tamanhos. A combinação de cores, que deu um toque lúdico à piscina, Bia buscou no livro Da cor à cor inexistente, de Israel Pedrosa.
- Essa parte serve para as crianças brincarem e também por isso eu optei pelas pastilhas coloridas, porque já serve para elas aprenderem as cores - conta a arquiteta, que tem quatro netos pequenos.
Construída rente à residência, a piscina é ladeada por um grande deque de madeira itaúba. O sistema é vazado para evitar o acúmulo da água, possibilitando o escoamento da mesma para o próprio terreno. Nessa área, ficam sofás, cadeiras para tomar sol e sombreiros. O lounge externo conta também com lareira a gás para servir de estar mesmo com temperaturas mais baixas. A área que compõe o lazer tem ainda sauna e academia, ligadas por um pergolado de madeira com cascata.
No entorno da piscina, aroeiras e palmeiras providenciam sombra sobre parte da água.
O projeto de iluminação suave valoriza não só o entorno da piscina, a vegetação mas também o seu interior que ganhou alguns flashes de luz. A sauna tem cromoterapia com lâmpadas RGB.
De dentro da piscina, é possível admirar a Lagoa da Conceição. Apesar do conforto, Bia lembra que ter piscina dá bastante trabalho e exige manutenção constante, o ano todo.
O projeto de iluminação suave valoriza não só o entorno da piscina, a vegetação, mas também o seu interior que ganhou alguns flashes de luz
Foto: FELIPE CARNEIRO
Móveis da linha Noronha, da Saccaro, são específicos para a área externa. Nesta composição, o colorido das peças brinca com os tons dos quadrados da piscina
Foto: FELIPE CARNEIRO
O deque de madeira itaúba acompanha todo o entorno da piscina. Destaque para o lounge demarcado
Foto: FELIPE CARNEIRO
Junto a área de lazer fica a academia
Foto: FELIPE CARNEIRO
PARA CRIANÇAS E ADULTOS
A chegada dos netos motivou o casal de proprietários desta residência em Surubim, Pernambuco, a investir na área externa de 400 metros quadrados. Projetada pelo escritório Taciana Feitosa Arquitetura, o espaço de lazer conta com piscina de 12m de extensão e 5, 60m de largura e com um anexo infantil de 3m de diâmetro, com apenas 40cm de profundidade. Revestida por pastilhas de porcelana de 4,5cm x 4,5cm, tem funções de hidromassagem e aquecimento.
O mesmo tipo de piso - cimentício atérmico - foi usado para o entorno da piscina e ainda na lateral do muro, valorizada pela iluminação à noite.
- A borda é também no mesmo material para proporcionar conforto. As pessoas podem ficar sentadas na beira da piscina sem escorregar, mesmo quando está molhada - explica Taciana.
Ao fundo, o painel criado em pastilhas cerâmicas pelo artista plástico pernambucano Edgard Viana foi inspirado no estilo de Romero Britto, um pedido especial dos proprietários da residência.
Duas piscinas integradas e climatizadas são curtidas por avós e netoso ano inteiro em uma cidade no agreste de Pernambuco. No fundo da área externa, o painel de mosaico inspirado na obra de Romero Britto
Foto: MARCELO MARONA, SOLARIUM, DIVULGAÇÃO
CHARME FRANCÊS