Para compor a área social, arquitetos investiram em unidade visual, integrando ambientes internos e externos
Foto: Eduardo Liotti, divulgação Área social conta com duas mesas de jogos integradas ao recanto da lareira
Foto: Eduardo Liotti, divulgação O uso de vidros laminados em ampla extensão exigiu cuidados. Para proporcionar conforto térmico, há películas de proteção solar
Foto: Eduardo Liotti, divulgação Na área externa do projeto arquitetônico assinado por Sandra Tanajura, a ideia era integrar totalmente a piscina à sala
Foto: Eduardo Liotti, divulgação
Veranear no Litoral Norte é um hábito típico dos gaúchos. Mas como o calor dá as caras somente em uma estação, uma casa de praia para ser usufruída de forma intensa merece ser adaptada para os 12 meses do ano. Essa premissa reflete os desejos de uma família composta por cinco pessoas - um casal e três filhos -, proprietários desta residência em um condomínio fechado de Atlântida.
A casa de dois pavimentos soma 870 metros quadrados e uma infinidade de eventos sociais já realizados sob seu teto. Concluída em 2012, passou por dois veraneios tradicionais, mas qualquer final de semana é pretexto para pegar a estrada e reunir amigos.
Para a realização do projeto, o casal contou com uma equipe de profissionais: a arquiteta Sandra Tanajura responde pela arquitetura da residência, piscina e interiores de cozinha e banheiros, com interiores da área social e quartos assinados por Zeca Amaral, com colaboração de Titina Amaral e do arquiteto Rodrigo Jaroseski. O paisagismo tem a grife da arquiteta paisagista Susana Nedel.
Um dos destaques deste projeto é a unidade visual do primeiro andar, proporcionada pelo revestimento único que recobre o piso desde a ampla área social até a varanda integrada à piscina, cuja borda recebeu o mesmo porcelanato. As peças foram escolhidas por suas dimensões, 1,20m x 1,20m, e por outras características ressaltadas pelos arquitetos.
- Pelas dimensões da sala, um piso com peças grandes, que acarretasse o menor número de juntas possível, resultaria em efeito quase homogêneo. Este porcelanato tem acabamento natural, além de ser de fácil manutenção - diz Sandra, a respeito da área social de 217 metros quadrados.
- Em projetos de Porto Alegre, uso madeira para aquecer áreas sociais, devido ao clima. Mas, na praia, o porcelanato é perfeito. Queria um tom que lembrasse o cimento. Dá um acabamento uniforme e é extremamente funcional - opina Zeca.
Para receber de 20 a 30 pessoas com conforto em qualquer ocasião social, o estar integrado conta com mesa de jantar, desenhada por Zeca, com tampo central de fórmica líquida branca, e bancos sem braço nas cabeceiras. Duas mesas redondas em carvalho, iluminadas por luminárias Bossa, são ideais para jogos. Os convidados têm diversas alternativas de lazer na mesma área, como jogar sinuca, assistir àTV, curtir a área da lareira ou, quando o tempo permite, ficar na varanda integrada à piscina. Opção é o que não falta.