O porcelanato com aparência de madeira rovere foi escolhido pela praticidade e conforto visual
Foto: Carin Mandelli, divulgação O clima informal também é visto nas luminárias com bulbos e soquetes aparentes sobre as duas mesas
Foto: Carin Mandelli, divulgação
O estilo jovem do casal de proprietários deste apartamento no bairro Menino Deus, na Capital, contrastava com o antigo visual desta sacada de 11 metros quadrados. Após uma reforma assinada pelas arquitetas urbanistas Marta Kessler e Martina Jacobi, do escritório Maxma Studio, a aparência do fulgê das paredes e as lajotas em tons de marrom e bordô foram substituídas por materiais atualizados. Além da decoração que, propositalmente, passou a remeter a pubs e convoca todos para papos acompanhados da dupla churrasco e cerveja.
- A ideia de usar o ambiente como espécie de bar tinha tudo a ver com o estilo dos clientes, mas não estava presente no que se via. Por outro lado, esse era justamente o maior desafio e a maior potencialidade do projeto: transformar o espaço com cara de fachada em um confortável e informal bar dentro de casa - explica a arquiteta Marta.
No piso, o porcelanato com aparência de madeira rovere e placas de 16cm x 1m foi escolhido pela praticidade e o conforto visual, resumo do que se precisa para um ambiente com proposta social e despojada. Nas paredes, além da retirada das lajotas, a aplicação de massa corrida trouxe uma proposta contemporânea, complementada pelas pinturas em tons de cinza azulado e off white. Para uma das divisórias, fica o maior destaque dos revestimentos: peças cimentícias de 15cm x15cm com relevo, que são valorizadas pela fita de LEDs embutida no volume de gesso acartonado que faz o papel de moldura no recanto da mesa.
Para complementar o cardápio, ao lado da churrasqueira (no alto da página), a instalação de um refrigerador específico para cervejas, sob a bancada de granito preto são gabriel, mantém a bebida preferida da casa na temperatura ideal.