O recanto da adega é um dos preferidos do morador, com poltronas do designer catarinense Jader Almeida e a adega inserida em um volume com gavetas e prateleiras. O tom amadeirado é da melamina padrão couro
Foto: Carlos Edler, divulgação
Em um condomínio da zona sul da Capital, esta casa foge do estilo improvisado que muitas residências alugadas costumam exibir. A conversa do "provisório definitivo" aqui parece não ser aplicado, com participação da arquiteta Laline Bittencourt em um projeto de interiores que teve início desde o antigo apartamento do casal de clientes.
- Eles sempre sonharam em morar em uma casa e, com a chegada dos filhos, decidiram que era a hora. Alugar foi uma opção de fazer o teste sem tanta pressão - explica.
Móveis do endereço anterior foram trazidos na mudança e incorporados a elementos preexistentes e outros recursos pontuais novos - facilmente adaptados a outro local, se for o caso. Se o piso foi mantido, um mix de tapetes de náilom ou com aparência de couro de vaca garante o conforto nos dias frios no living de 74 metros quadrados. E é neste espaço que a estrutura arquitetônica da casa chama mais a atenção, com toda a estrutura de madeira aparente, lembrando casas rústica de serra.
A área social integrada já apresentava o objeto de desejo máximo para o inverno gaúcho: uma lareira em travertino romano. Neste entorno, o sofá de couro sintético e a mesa em laca amarela, também herança do imóvel anterior, ganhou elementos como as mesas centrais em módulos de 50cm x 75cm, de madeira louro freijó.
Um dos maiores prazeres do morador, os vinhos ganharam um recanto especial, com a poltronas assinadas pelo designer catarinense Jader Almeida e uma adega climatizada sob medida, com sistema D' block - no qual as garrafas ficam suspensas.