A estrutura preexistente da escada foi mantida e revitalizada
Foto: Marcelo Donadussi, divulgação Local de trabalho a poucos passos de casa, o estúdio tem espaço para um pequeno camarim
Foto: Marcelo Donadussi, divulgação Cadeiras do acervo do morador ganham novas cores por meio de tinta automotiva
Foto: Marcelo Donadussi, divulgação
No fundo do terreno localizado na zona sul da Capital, uma casa que um dia serviu de garagem e churrasqueira ganhou mais do que a função de reserva. Agora, em cada cor, material e intervenção estrutural, uma nova história é contada. Com tempero latino, o cenário acolhe a nova rotina que une o trabalho do morador, fotógrafo, à realização de reuniões despojadas em casa.
A reforma no imóvel de 103 metros quadrados, planejada pelo escritório
BlaDihaus, dos arquitetos Laura e Alice Blacher, Daniel Dillenburg e Carlos Hausen, transformou tanto a fachada quanto o interior. Logo na entrada, já percebe-se a influência da arte mexicana - como a casa em que morou a artista plástica Frida Khalo - e certo retoque industrial. Duas janelas pequenas foram unidas para formar o grande vão do quarto, no segundo pavimento. E os vitrôs trazem lembranças de outra cidade, Buenos Aires, onde o cliente viveu por um período.
- Instalamos o mosaico com uma modulação ortogonal para esse efeito
proposital de "bagunça" - explica Laura.
Ao entrar, estúdio e casa ficam separados por poucos passos e sem barreiras visuais. A retirada de uma laje permitiu a formação de um mezanino, hoje ocupado pelo home office. E o estilo segue uma bem pensada despretensão.
- Optou-se pelo tecnocimento no lugar do cimento queimado por ser uma resina muito mais resistente. Com esse material pudemos trabalhar os
pisos coloridos, como o cliente tanto desejava - ressalta a profissional.
Bases em azul e vermelho
Para o setor de estar e cozinha americana, a opção recaiu para a intensidade do vermelho. Os contrastes são para lá de estimulados, como os tons coloridos das cadeiras do jantar e o roxo do corrimão da escada. No segundo pavimento, reservado para a área íntima, a intensidade visual deu lugar ao relaxamento, com um azul com toque de cinza marcando a base do quarto, home office e banheiro.