Quando abertas, as portas do painel de MDF branco revelam o lavabo escondido
Foto: Carlos Edler, divulgação Painel de madeira catuaba contrasta com o branco e aquece o ambiente
Foto: Carlos Edler, divulgação Na cozinha, nada de louças à mostra. Tudo guardado, conforme prefere a proprietária
Foto: Carlos Edler, divulgação
Linhas retas,tons claros e soluções em marcenaria que funcionam como obras
de arte nos ambientes.Assim define-se o projeto de interiores do living e da cozinha deste apartamento de 100 metros quadrados, no bairro Petrópolis,em Porto Alegre.
A proprietária,uma jovem médica solteira,solicitou à dupla de arquitetos Renata Beck e Gustavo Sbardelotto,do Estúdio 3051,espaços integrados, com poucos ornamentos e área de circulação ampla.Para dar forma ao projeto a partir do briefing minimalista,os profissionais mantiveram o piso do imóvel,porcelanato polido em placas de 80cm por 80cm,e derrubaram algumas paredes:
- Na planta original,entre a sala de estar e a área de serviços,havia um espaço residual que era vendido como web-space,no entanto, fazia com que a cozinha ficasse muito pequena e com pouca comunicação com a sala de jantar e estar.Com a demolição da alvenaria que dividia esse ambiente da cozinha,criamos um local que serve para preparo dos alimentos e balcão de apoio e bar em dias de festas - diz a dupla.
Renata e Gustavo contam que,por se tratar de um projeto limpo,há poucos elementos de decoração,mas pontos de destaque,como a parede que separa a área social da íntima.
- Revestimos esse espaço com madeira catuaba com ranhuras.O recurso confere continuidade ao painel e disfarça a porta que separa a sala da área íntima.Além disso, aquece o ambiente - diz Renata,que especificou ainda o material para a mesa de centro - composta por nichos que servem de pufes e para guardar objetos - e para o móvel abaixo da TV.
Esconde e mostra
Os armários desenhados com esmero pela dupla de arquitetos marcam a estética dos ambientes do apartamento e propõem uma brincadeira de esconde e mostra.No estar, o painel branco de MDF laqueado abriga o acesso ao lavabo.Quando as portas se abrem, a surpresa é inevitável:as paredes foram coloridas com tinta que imita quadro negro.
O tom contrasta com a proposta clara do projeto.Na sequência do mesmo painel surgem prateleiras abertas,uma raridade no projeto,para expor objetos e livros.
- Abusamos do branco para a proprietária poder ousar na cor dos elementos decorativos - complementa Gustavo.
O resultado de tais combinações é um projeto discretamente marcante.