É muito comum termos em casa algumas garrafas de vidro de vinho ou cerveja. Para aqueles que sofrem ao jogá-las no lixo, listamos algumas opções para utilizá-las na hora de decorar os ambientes. Não importa o tamanho nem a cor, o que vale é soltar a criatividade.
Utilidade
Garrafas mais compridas podem se tornar pedestais de abajures, como este abaixo. Sem retirar o rótulo, a peça ganha ar mais descontraído e ainda esconde o fio que deve passar por um furinho feito no verso.
Quem está com uma pequena coleção de garrafas, pode montar o próprio chapeleiro. Três ou seis peças cortadas já são suficientes. A base pode ser tanto de vidro, como na foto, quanto de madeira, que transmite uma origem mais rústica.
Decoração
Garrafinhas menores, no estilo long neck, e com vidro transparente, podem formar um lindo conjunto de vasos para flores. A simplicidade dos vasinhos contrasta com o colorido e a riqueza natural das plantas. Cordinhas de sisal finalizam o toque decorativo e fofo.
Se não houver lugar para manter as garrafas apoiadas, a opção é fixá-las na parede. Os ganchinhos funcionam sob pressão de parafusos e garantem maior estabilidade para o vasos personalizados.
Iluminação
Quem anda precisando de luminárias, mas não quer gastar muito ou não encontra nenhuma que agrade, pode usar as garrafas como itens personalizados. Na ideia abaixo, basta um furo na parte inferior da garrafa e u fio com luzinhas de Natal. O efeito colorido é dado pela própria coloração do vidro.
Para os mais românticos, o cantinho com velas é essencial e pode ganhar ainda mais requinte se trabalhado com garrafas que abrigam as luzinhas. Para que as velas fiquem dentro das garrafas, é necessário retirar o fundo de vidro.
A aposta fofa para quem tem jardim é pendurar com corda as garrafas nos galhos de uma árvore. Com as velas acessas no interior dos recipientes, o anoitecer vai ficar iluminado e aconchegante. Vale, também, utilizar para jantares ou reuniões ao ar livre.
Fotos: Pinterest, clique em cada uma para ser direcionado