A Mostra Casa&Cia Praia, que abre nesta sexta, em Xangri-lá, oferece o que desfrutar em pequenas e grandes doses. Quando estreei a curadoria da Mostra Casa&Cia na recente edição da Capital, propus uma imersão no design. Agora, para a Praia, proponho curtir os momentos de lazer no Litoral com o conforto da cidade ou vice-versa. De forma leve, confortável, em um ritmo saudável, degustada como propõe o movimento slow food. Isso requer um projeto tão pensado quanto aqueles com os quais a gente convive o ano todo, na casa da cidade. Nesse contexto, entram as peças autorais de toda ordem, como a fotografia.
Lisette Guerra eterniza formas de vida. Revela tão bem o sentimento de mães com seus bebês quanto a plástica de fragmentos de natureza, paisagens que parecem vir com o som de ondas delicadas quebrando na praia. No pavimento térreo da casa Conforto em Família, no Páteo Marbella, a arquiteta Anne Báril adotou fotos de Lisette, depois de se encantar pelo convite de sua exposição (foto acima e abaixo).
As imagens foram obtidas em viagens que resultaram no livro e na mostra Cuba, aberta até 30 de janeiro no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega. Esta foto acima, de 1,80m x 1,20m, é "pequena" e ilumina o quarto de casal. No jantar tem uma maior. Ah, o livrão Cuba, de 300 páginas, traz texto de apresentação de quatro páginas escrito por Ignácio de Loyola Brandão. Que tal?