Com 270º de vista do 13º pavimento, a contemplação do pôr do sol definiu o layout do projeto criado pelo Estúdio Cláudio Resmini para os 39 metros quadrados de área externa desta cobertura no bairro Chácara das Pedras. Conectado ao setor de estar, gourmeteria e jantar integrados - estes dois, diretamente ligados ao terraço -, o espaço aberto oferece as delícias de uma piscina com cascata, uma área de refeições sobre deque de ipê e um recanto de relax sob pergolado de madeira. Toldo retrátil - automatizado, com sensor de vento e luz - protege do excesso de sol ou chuva tanto quem está dentro do ambiente de 36 metros quadrados quanto quem desfruta da vida ao ar livre no entorno.
- Criamos um espaço de lazer, onde o casal possa ficar descansando, namorando e vendo o pôr do sol, por isso fizemos uma cama e um pergolado de toras de madeira que desce na lateral - ressalta o arquiteto Cláudio Resmini, se referindo ao canto direito do terraço como um dos diferenciais da obra, com o móvel projetado pelo escritório, com um baú embaixo, para guardar o futon sobreposto em época de chuva ou de viagem dos dois proprietários.
Arremata o fundo desse recanto um painel na parede, feito de mosaico de ladrilhos hidráulicos, material escolhido por ser resistente e acrescentar estampa e textura.
Fotos: Omar Freitas
- É um produto que gostamos muito de usar nos projetos do escritório, em diversas situações - acrescenta Resmini, ao falar pela equipe composta ainda pelos arquitetos Ada Broilo e Alex Souza.
Presente e futuro
Este projeto de reforma no pavimento superior do imóvel de três dormitórios, no prédio com cerca de 13 anos, manteve o pequeno desnível entre a área interna, com piso de porcelanato, e a borda da piscina, com uma calha para desviar a água. Na lateral, o tanque preexistente, inserido no canto do terraço, se estende até o deque.
Com revestimento de pastilhas cerâmicas, a piscina teve up grade com a instalação da cascata, com a função de dar pressão à água, para fugir de uma grande obra - o casal queria uma hidromassagem no local.
No futuro, a área será fechada com uma caixa de vidro duplo, acessada diretamente do interior do apartamento, para aproveitar a piscina aquecida. Esse é o motivo da proximidade do jantar com a água.
Na continuidade do jantar, a piscina tem projeto de fechamento com vidro para aproveitamento o ano todo. A iluminação conta com luminárias embutidas com lâmpadas PAR 20 no beiral de madeira preexistente, original do edifício. A escolha ocorreu porque, na visão de Resmini, essas lâmpadas são ideais para áreas externas, com luz amarela de foco aberto. Nos ambientes internos, surgem junto com as PAR 16.
No jantar em evidência, além da iluminação chamam a atenção as peças de design assinado e o quadro na parede: conjunto de mesa e cadeiras desenhadas por Aristeu Pires e obra de Beto 70, artista de tatoo e desenhista.
Os tecidos crus das áreas estofadas dos móveis fazem contraponto com a base de madeira do deque no projeto com paleta de cores neutras assinado pelo Estúdio Cláudio Resmini. O projeto de paisagismo é da arquiteta Kucha Saatkamp.