Este apartamento no Centro, em Florianópolis, já havia sido alterado pelos profissionais do escritório Guglielmi Salum Arquitetos Associados para uma família de São Paulo. Eram duas coberturas que foram unidas e transformadas em uma, com área total de 527 metros quadrados naquela primeira reforma.
Quando os atuais novos moradores chegaram, pediram adaptações. Com necessidades e desejos diferentes dos antigos, os profissionais enfrentaram um novo desafio, apesar de já conhecerem o apartamento agora habitado por um casal e duas filhas catarinenses.
Em uma das paredes do living, utilizou-se uma foto do artista Valentino Fialdine, de uma galeria de São Paulo (acima). Sofá amplo e duas mesas de centro Plateau, com acabamento em laca, obra dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, dão o toque de cor ao ambiente de estar
Uma das mais significativas mudanças envolveu a área de lazer, que aumentou a partir da utilização de toldos retráteis para que, mesmo em dias de chuva, a família possa utilizar o ambiente externo integrado ao living.
A mesa com estrutura em alumínio, tampo de vidro e cadeiras sem braços (foto acima) ao lado de poltronas e sofá de fibra sintética, próprios para áreas externas, aumentam as possibilidades de uso da área a céu aberto com o conforto da casa< P>
- Instalamos toldos automáticos com controle remoto que, quando fechados, cobrem toda a área inferior externa, deixando apenas a piscina descoberta. Utilizamos um telão de vidro no living, que pode ser visto tanto da área de estar como da área da lareira e mesa de DJ. Assim, ninguém perde seu programa preferido - destaca Marcelo Salum.
O projeto da área externa - de 107 metros quadrados - foi executado pela paisagista Juliana Castro, do escritório Jardins e Afins. Emoldurado pela parede viva tem um painel de espelho para refletir a imagem de buda, um canto para relaxamento. Contorna a área de paisagismo um painel de madeira com iluminação pontual que gera clima intimista.
Os canteiros, também revestidos de madeira, tais como cachepôs, têm a companhia de vasos vietnamitas com espécies como buxos. Junto ao jardim, um estar com sofás, poltronas e espreguiçadeiras de fibras sintéticas e estrutura em alumínio compõem a proposta. Em dias de festa, caixas de som garantem a música.
O casal gosta de receber e ele tem como hobby brincar na mesa de DJ que, segundo Flávia Guglielmi, tem recursos de som e iluminação necessários para uma balada.
- Aumentamos a sala, retirando o lavabo. No lugar do quarto de hóspedes, criamos um local com DJ para festas e celebrações. Além disso, ampliamos toda a suíte do casal para ter uma sauna integrada ao quarto - ressalta o arquiteta.