Quem disse que apartamento de homem tem de ser sem graça e impessoal? Ao contrário: soluções planejadas, recursos de mobiliário e paleta de cores masculinas deixam a casa adaptada às necessidades diárias e com a cara do morador.
No projeto de interiores deste apartamento de 70 metros quadrados desenvolvido para um jovem empresário no bairro Boa Vista, em Porto Alegre, a arquiteta Ângela Meira eliminou o segundo dormitório e o integrou ao living, criando um estar multiuso e ampliado com cerca de 50 metros quadrados.
- Quanto mais a gente integra, mais se tem área para usufruir. Como ele gosta de receber e de cozinhar, pode interagir com os convidados em qualquer um dos ambientes. E quando for trabalhar, usa o home office com liberdade, pois mora sozinho - explica a profissional.
Em decisão junto com o cliente, optou-se por deixar a morada com cara de estúdio moderno, evitando o forro de gesso, e dar destaque às luminárias de sobrepor na laje.
Fotos: Eduardo Liotti, Divulgação
Quanto às cores, a escolha foi por tonalidades sóbrias, com predomínio do cinza. O tom mais claro está presente nas paredes do living, e o mais escuro - grafite -, na do home office, que serve de fundo para gravuras trazidas de vários lugares do mundo.
Para proporcionar aconchego, utilizou-se a cor vermelha em detalhes e muita madeira: na lâmina natural de marcenaria da área de trabalho, no piso laminado de aparência envelhecida e no pinus jateado e tingido dos painéis da TV, da lareira e da churrasqueira, que imitam madeira de demolição.
Aproveitamento de espaço
Diferentemente do living, as cores neutras se combinam na área íntima (foto acima). Na suíte, com predomínio do tom fendi, o colchão de casal foi encaixado em um tablado tipo tatame feito de pinus no tom natural. O recurso é utilizado para o melhor aproveitamento de área, e nesse dormitório não foi diferente. Isso porque, na base da estrutura, gavetões guardam sapatos que, assim, não tomam espaço no armário.
Sobre a cama, rebaixo de gesso no teto no mesmo pinus com sanca iluminada proporciona o efeito de luz suave desejado.
Decoração integrada
A bancada de marcenaria com acabamento em laca alto brilho na cor vermelha é a estrela do lavabo (imagem acima). Paredes no tom grafite e o espelho aéreo de lateral a lateral dão continuidade ao projeto de inspiração masculina até mesmo no banheiro social, que tem detalhes como aberturas e louças na cor branca. A iluminação é intimista e fica a cargo de um abajur com pantalha na cor cinza.