A protagonista é a área de banho social em forma de L e com 4,3 metros quadrados de apartamento no bairro Auxiliadora, na Capital. Com a porta voltada para o corredor daria um ótimo lavabo. Se abertura visse para o dormitório, serviria como um perfeito banheiro de suíte. A proprietária da casa adoraria complementar seu espaço íntimo, mas também é uma anfitriã contumaz e fazia questão de manter o espaço para melhor receber as visitas.
Com maestria e criatividade, o escritório Sansone & Kerber Arquitetura deu à cliente a possibilidade de ter as duas opções. Além de um lavabo de 1,40 metros quadrados, a residência ganhou um banho de suíte com 3,55 metros quadrados.
- Sobre o ambiente que teria ligação com o quarto, a dona da casa tinha algumas solicitações. Ela queria deixá-lo mais claro e com mais lugares para guardar os acessórios usados no cotidiano - conta a arquiteta Carolina Sansone.
A solução para o problema da luz foi acrescentar pontos de iluminação no rebaixamento de gesso, com a utilização de lâmpadas PAR-20 para expandir a claridade e a criação de focos direcionados com dicroicas. O mobiliário em MDF com acabamento em laca branca, desenhado pelos profissionais, oferece mais possibilidade de organizar os produtos de higiene sem perder espaço.
Outra preocupação de Carolina e do sócio Rodrigo Kerber era dar um ar contemporâneo ao espaço datado da década de 1980. Para isso, a dupla substituiu os azulejos listrados por pastilhas de vidro em tons de verde mesclados nas áreas molhadas e pintura com tinta acrílica bege nas restantes. Sobre a bancada de granito branco Star Whyte, cuba de vidro em linhas retas compõe com as paredes revestidas. A troca dos metais - do chuveiro às barras auxiliares - também confere modernidade ao projeto.