Duas pinhas ladeiam a porta vermelho Ferrari na entrada da loja de moda feminina em um casarão de esquina em Pelotas. Na lateral da esquadria encaixada entre dois panos de vidro, substitutos do muro de cimento, impera a fachada de 1890 preservada. De um tom à moda nude, a cor neutra serve como um tênue véu a gerar sombras pelos volumes dos capitéis e das cimalhas da arquitetura eclética.
O arquiteto Rudelger Leitzke transitou pelo charme parisiense dos toldos do Hôtel Plaza Athénée ao criar o acesso à loja de moda feminina. Na arquitetura que encerra passado e presente em 200 metros quadrados totais, soluções criativas e tecnológicas unem-se às referências históricas e ao design para formar a personalidade. A face da área nova da proposta deste ano, com 64 metros quadrados, tem a leveza de uma lâmina de vidro presa pelo sistema de spiders.
Nesse contexto, a paisagem mereceu um retoque particular:
- O jardim vertical defende da poluição visual urbana - ressalta o arquiteto, ao justificar a estrutura de 6m de altura por 3,5m de largura na entrada para o salão.
Contrastes e culturas
Marca o espaço interno um elemento escultórico pendente, criado pela artista plástica Heloisa Crocco, com piques de alambrados do pampa gaúcho. O objetivo da encomenda de Rudelger era o de gerar uma peça contrastante com o requinte da loja. Esse volume foi executado com um eixo de ferro central e espiral de madeiras.
O sulco no gesso do teto, onde estão inseridas as luminárias do salão, forma um quadrado perfeito (a simetria é uma constante na obra do arquiteto) para abrigar a peça. Lâmpadas AR 11, PAR 20, dicroicas e fitas de LEDs destacam a proposta. No outro extremo, o piso interno de porcelanato italiano fosco, em placas com dimensão de 1m x 1m e espessura de 3mm, forma a base.
Surpreende o mobiliário de resina acrílica branca, com 1cm de espessura.
- Eu queria móveis muito finos e não conseguiria com outro material - explica.
Do mesmo modo, as paredes de seda rubi acompanham o inusitado projeto:
- Brinco de cor, como na moda - diz.
O que Rudelger faz é a sua moda.
Móveis, realeza e estilo
Se havia alguma sobriedade nas duas poltronas Luís XV, o revestimento bicolor de veludo se encarregou de mudar esse espírito. A dupla monta guarda, disposta perto da conexão da área recém-construída 60cm abaixo do nível da casa original, acessada por uma escada revestida de seda vermelha recoberta por tapete persa (foto acima).
Rudelger lembra que o sofá Chesterfield que Renzo Frau reproduziu como poltrona Frau, catalogada pela primeira vez em 1912, está de aniversário. O estofado convive com poltronas giratórias italianas.