Entre 120 casas de um condomínio localizado em Juquehy, município de São Sebastião, no litoral de São Paulo, uma delas encantou um jovem casal com três crianças. Para ajustá-la ainda mais às necessidades dos proprietários, a arquiteta Miriam Runge fez algumas alterações na planta e cuidou do projeto de interiores. Basta sair do conjunto residencial que já se enxerga a beira-mar, mas o refúgio da família também tem ares de casa de campo por estar situado em meio a uma reserva de Mata Atlântica.
Com 230 metros quadrados, toda a residência foi planejada para acomodar confortavelmente a dupla de proprietários e seus filhos - um menino de nove anos e as gêmeas de cinco -, sem esquecer do bem-estar dos visitantes. Estão concentradas no pavimento térreo os ambientes de convívio e suporte: estar, salas de refeição, cozinha, adega, rouparia e serviço.
- Como eles são gaúchos e gostam muito de receber amigos, dei uma atenção especial para a área da churrasqueira. Além disso, as áreas sociais são amplas e o mobiliário acompanha essas proporções - explica a autora.
Espaço informal
Integrado com o deque externo com vista para os bosques, o espaço da churrasqueira tem mesa feita de madeira de demolição que acompanha oito cadeiras com trama de ratã. Sofá e poltronas revestidas com tecido impermeável de diversos padrões em tons de azul, branco e vermelho conferem descontração ao espaço reservado à recepção informal.
- Das alterações estruturais, destaco a janela entre a cozinha e a churrasqueira que serve de passa-pratos e facilita a ligação e a comunicação entre ambos. Além disso, transformei um depósito em área com pia, armários e refrigerador delimitado por uma bancada com banquetas de bar - salienta Miriam.
Estética funcional
Sem deixar de ser formal, o living de 60 metros quadrados foi projetado com a preocupação de não tolher as brincadeiras das crianças - e dos amiguinhos que os acompanharem nas temporadas de praia. Materiais resistentes e de fácil limpeza, como o couro sintético do sofá e os tapetes de náilon, foram escolhidos para garantir a liberdade dos pequenos.
Integrado por tons claros, o ambiente é dividido em estar com TV e jantar. No espaço de refeições, a mesa com tampo de carvalho alisado e pés laqueados é destacada pelo imponente lustre de ferro com detalhes em folhas e flores em cristal.
- Para completar, um balcão de madeira tem função de apoio ao jantar e à louçaria - detalha Miriam.
A divisão das duas áreas se dá pelo pé-direito duplo de uma abertura do chão ao teto entre as salas. Combinando elementos rústicos e contemporâneos, o armário feito de madeira de navio reciclada sobressai-se em meio aos tons pastéis do espaço de convívio. Sobre os alvos sofás, almofadas de estampas variadas compõem com os mesmos tons do tapete e conferem suavidade ao amplo estar cercado por paredes envidraçadas.
- Cortinas de voile com filtro de tecido mais encorpado permitem que os proprietários regulem a entrada de luz natural - explica a arquiteta.
O clima de aconchego é reforçado pela iluminação de lâmpadas PAR 20, dicroicas e AR 70 embutidas no rebaixamento de gesso.
Ampla intimidade
O segundo piso da residência comporta a área íntima da casa. A suíte do casal tem dormitório de 22 metros quadrados e pé-direito que chega a 4,5 metros de altura de acordo com a inclinação do telhado, além de banheiro e de uma sacada. Acompanhando a amplidão do ambiente: cama queen (1,93m x 2,30m) e o aparador de 2 metros de comprimento.
Ambos com 16 metros quadrados, o dormitório do menino e o das gêmeas foram projetados com bicamas para acomodar os moradores e eventuais visitantes.
No recanto do filho, as paredes pintadas de azul receberam adesivos e papel de parede com temática de surfe. Tapetes circulares e futons nos mesmos tons dão espaço para que as brincadeiras se espalhem pelo chão. A suíte das gurias tem predominância do rosa e as delicadas estampas de passarinho na parede se repetem nas almofadas. Espelhos nos armários com portas de correr dão amplitude ao ambiente. Prateleiras acomodam TV, brinquedos e livros, garantindo a ordem depois da diversão.
Na praia e no campo
Cercada pela natureza, casa de veraneio no litoral de São Paulo tem projeto de interiores de arquiteta gaúcha
Ambiente de 230 metros quadrados foi pensado para um casal e três filhos pequenos
GZH faz parte do The Trust Project