Olá. Estou reformando a casa para que minha filha venha morar comigo. Por ser um sobrado, estamos dividindo a residência em duas: parte superior para ela e parte inferior para mim, onde gostaria de criar uma sala de estar e jantar. A ideia principal é a instalação de uma lareira, na posição onde assinalei no desenho. Preciso de ajuda para criar um ambiente aconchegante e dicas sobre qual mobiliário usar, qual material utilizar para revestir e o tamanho adequado da lareira. Desde já, fico agradecido.
Volmer Martins, Canoas
Olá, Volmer. A posição obrigatória da lareira no centro do ambiente faz dela um elemento importante, pois será a transição da sala de estar para a de jantar. Minha sugestão é torná-la ao mesmo tempo imponente e funcional.Com o formato diagonal voltado para o estar, conseguimos criar uma superfície para abrigar a televisão e deixar a boca aberta para aquecer ambos os lados. Para o revestimento, sugiro o travertino ou o mármore crema marfil, que resiste à variação de temperatura e confere sofisticação, e tijolos refratários na parte interna.
No estar, proponho um sofá de canto com duas poltronas auxiliares e um pufe no centro. Ao lado da lareira, coloquei um móvel suspenso em laca branca para os equipamentos de DVD e TV. No outro lado do sofá, uma composição de pequenas mesas redondas complementam o espaço.
Um painel em réguas de madeira de florestamento reveste a parede em L e segue até o jantar, dando a sensação de unidade entre os ambientes. A estrutura também serve para ocultar a fiação dos equipamentos de TV e DVD. Prateleiras intercaladas do mesmo material dão volume e movimento, sensação valorizada com a iluminação de lâmpadas dicroicas embutidas. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, sugiro um tapete de pelo cortado e cortinas tipo romana com reposteiros de linho nas janelas.
No jantar, dispus uma mesa redonda com tampo de vidro e base em madeira para seis pessoas e um aparador de vidro suspenso para dar apoio às refeições. O painel de madeira recebe faixa de espelho para ampliar o ambiente, ressaltada pelas lâmpadas bipino embutidas.
Para completar, fiz um rebaixo de gesso e criei rasgos iluminados com lâmpadas fluorescentes T5 amarelas embutidas. E, no piso, apliquei laminado no mesmo tom do painel.
Manuela Muller Beheregaray, arquiteta