- Simplificar para impressionar - resume a arquiteta Márcia Doernte a proposta deste projeto de casa no Litoral Norte que ela assina junto com Albert Wainer sob o conceito do less is more.
Reforça a ideia de menos é mais a referência feita pelos arquitetos à Fallingwater House, casa moderna projetada por Frank Lloyd Right nos anos 1930. Apesar de encravada nas montanhas dos Estados Unidos, as linhas atuais da residência inspiraram este projeto praiano e motivaram uma homenagem ao ícone da arquitetura.
Poucas cores - as extraídas da orla - branco, azul e uma pitada de areia molhada ou fendi - coincidentemente as duas primeiras são as tonalidades do ano 2012 - e linhas retas resultam em fachada e ambientes preenchidos com o essencial. O branco foi usado com parcimônia, na fachada e em tecidos, pela ampla iluminação natural. Esta casa, em um condomínio em Atlântida, prioriza o lazer e o convívio. Tudo distribuído em 650 metros quadrados, com pé-direito máximo na área social integrada de 7 metros de altura.
Pensada para abrigar a família também nas fugas da rotina urbana no inverno, tem cuidados para o conforto térmico garantir o prazer do convívio em qualquer estação. Lareiras na área social e na suíte master são posicionadas para receber equipamento de home theater, em local estratégico - no estar, valorizada pelo painel vertical de louro gaúcho escovado na extensão do pé-direito duplo.
Formatada para o litoral
Nas cidades à beira-mar, os materiais construtivos sofrem com a ação do vento e da maresia.
- Cada especificação precisa ser pensada para minimizar as consequências desses condicionantes naturais - ressalta Wainer.
Assim, as esquadrias são de PVC e peitoris, corrimãos, acessórios de banheiro, churrasqueira e luminárias, de aço inoxidável, para evitar corrosão. Manutenção facilitada também é associada aos cuidados com os efeitos do clima: toda a morada é revestida com o piso de porcelanato resistente à abrasão e com polimento moderado para facilitar a limpeza. Na parede de tijolos à vista, a porosidade é protegida por uma fina camada de selador transparente e uma de acabamento lavado. Resultado: uma aparência de textura quase artística.
Entre o convívio e o relax
Longe de ser básica, a churrasqueira de linhas retas tem amplo balcão curinga, em apoio à mesa de refeições.
- A churrasqueira foi pensada de forma a expandir o conceito de "apenas mais uma churrasqueira", pretendendo ser uma gourmeteria - ressaltam os arquitetos Albert Wainer e Marcia Doernte.
Assim, é equipada com espetos motorizados, chapa para bifes, peixes e grelhados. Claro que uma janela passa-pratos faz a ligação direta com a cozinha. Isso é básico.
Na hora da sesta, entram em cena as cinco suítes, distribuídas no pavimento superior e no inferior. Encontra-se na suíte master uma solução de duplo uso: foram projetados banheiros separados para ele e para ela, mas integrados por uma banheira de hidromassagem de casal com iluminação natural de dia e luminotécnica com LEDs para criar clima sensual à noite.
A suíte do térreo, em uma posição estratégica, perto da entrada da casa, prevê o uso por idosos ou eventualmente de jovens que chegam em horários avançados da madrugada.Além dos banheiros de cada suíte há dois lavabos para uso social. Novamente a dupla função: um deles tem ducha e espaço para vestiário, apoio às atividades da piscina.
Foto: Ricardo Moure,Divulgação