Quando arquitetura, paisagismo e interiores nascem do mesmo embrião, o resultado é coerência estética e funcional. Dois ambientes da Casa 3 têm origem no escritório Seferin Arquitetura, responsável pela edificação. Marcelo Seferin, Gustavo Seferin e Camila Sanguiné projetaram a residência de esquina em balanço, com 355 metros quadrados de área coberta, mais 60 metros quadrados de terraço. Sob esse topo fica a proposta de Área Social do Bem-Estar, contornada pelo Jardim da Custódia, abaixo do deque elevado que faz a casa parecer levitar.
Observe na construção voltada para leste a janela de canto na suíte principal: seu avanço forma a garagem para o carro. Erguida com tijolos da região, o material é exibido junto com o cinza da laje de concreto do teto, combinado a madeira e a poucas superfícies pintadas de branco. Nas laterais do estar com lareira dupla-face, duas colunas vermelhas montam guarda na residência contemporânea aquecida visualmente pelos materiais.
- Não usamos revestimentos: o tijolo veio da matéria-prima - diz Marcelo.
De fora para dentro
A área de mata nativa preservada no condomínio foi um vizinho determinante. Combinados à natureza, na recepção da casa, capins-santa-fé imitam os movimentos dos juncos da Lagoa da Custódia, dispostos com pedras da roça, combinados a uma criação humana, a cadeira Spun, design de Thomas Heatherwick.
Um carvalho impera no jardim do entorno, acompanhado de espécies como jasmim, minipitangueira, alfazema e camélia - no fechamento, tendência entre os jardins da Mostra.
legenda: Grandes áreas envidraçadas integram interior e exterior e tornam leve a construção contemporânea com jantar junto a área gourmet. No entorno da mesa de madeira de demolição (página ao lado), as cadeiras IC 1, design de Guto Índio da Costa com material resultante de pesquisas