Estou com dificuldade para colocar uma mesa de jantar na minha sala, que é estreita. Tenho escada caracol no ambiente e duas entradas de coluna. Penso em uma sala para receber os amigos, aconchegante, mas que não atrapalhe a circulação. Hoje, o local está vazio, sem utilização. Na parte próximo à janela tem sofá e TV, que gostaria de manter. Moramos no apartamento eu, meu marido e nossos bichinhos de estimação Dalila (cachorra) e Pancho (gato).
Daiane Roberta Bordin, Caxias do Sul
Olá, Daiane. Realmente tens um espaço que pode assumir uma configuração interessante quando usado como ambiente de jantar e estar integrado. Esta unificação é possível se os elementos de mobiliário e as cores e texturas permitirem essa leitura.
O espaço liga o ambiente de acesso da casa e o estar, que merece um tratamento especial para receber os amigos de forma confortável e acolhedora. Para isso, foram utilizadas cores e texturas que visam criar um fundo neutro no espaço e destacar elementos específicos que adotam cores quentes, caso da cor laranja das almofadas, do tecido das poltronas e dos quadros da parede.
Além disso, o mobiliário proposto visa integrar a mesa de jantar ao móvel que recebe a TV, permitindo que a mesa encoste na parede sem prejuízo estético e de circulação. Para configurar o ambiente de jantar e camuflar um dos pilares existentes no espaço, foi proposta uma cristaleira estreita que " abraça" o pilar com a moldura em laca branca fosca e ao mesmo tempo disponibiliza espaço para taças e bebidas. Este móvel recebe um revestimento interno em melamina com padrão acinzentado, destacando as frentes em vidro e a louçaria exposta.
A mesa de jantar adota uma base vazada em laca branca com tampo de vidro para dar leveza. O móvel é refletido no espelho centralizado em um painel amadeirado, o que permite ampliar a percepção da área de refeição. Sugiro poltronas de madeira com tecidos diferentes para quebrar a monotonia e também explorar a cor no ambiente. Proponho ainda a aplicação de papel de parede listrado no volume que configura a escada, onde dispus dois pufes para dar apoio na recepção de amigos.
A escada caracol limita um pouco o comprimento da sala, mas, no que tange à largura, seria importante manter o eixo de circulação da porta de acesso até o estar. Os tapetes auxiliam na delimitação dos espaços e também contribuem com o aconchego. Espero que as sugestões ajudem a compor com conforto esse espaço social da residência.
Adriana Nunes Machado, arquiteta
Disposto para o social
Sua Casa: arquiteta apresenta sugestões para área social de leitora
Disposição proposta para mobiliário origina living harmônico com escadaria caracol
GZH faz parte do The Trust Project