Recomendo desfrutar do show proporcionado pela automação na Área Social O Fantasma da Ópera. Bastam dois minutos e meio para presenciar a transformação de ambientes tradicionais de estar, jantar e churrasqueira, dispostos em 77,77 metros quadrados, em uma "dance house", como define o autor do projeto, Dall'Agnol R. Junior. Emana da luminotécnica e do som com "batida dance", preparado pelo DJ carioca Lupa Marinho para o ambiente com a obra tema do filme, o clima que induz nosso andar a entrar no compasso da música.
No espaço inspirado no O Fantasma da Ópera, é claro que o lustre de cristal se move. Nesse caso, a luminária de 1m de diâmetro e 1m30cm de altura gira sobre a mesa de jantar no cenário com dupla personalidade, em vez dos globos de espelhos usuais nas disco houses. No filme, o ambiente requintado do Teatro da Ópera de Paris é a casa do Fantasma. No ambiente da Mostra, esse cenário integra a proposta no monitor de plasma com moldura dourada. Transformadas em quadros virtuais, 33 imagens da película, tratadas em computador para adquirir aparência de pintura a óleo, se alternam a cada sete segundos, acima da lareira elétrica.
Toque de mágica
Do tablet ou iPhone, a um toque na tela touch screen e ao som da música remixada pelo DJ, começa a transformação do ambiente. A quem interessam detalhes tecnológicos, há uma profusão deles: a mesa de centro é recolhida, as cortinas se fecham e se abrem duas tampas em móveis laterais de onde emergem equipamentos moving heads de luz, baixam quatro flaps motorizados de teto com canhões de raio laser, monster LEDs e caixas de som.
Após descerrar uma cortina de seda pura, a tecnologia coloca em campo ainda um painel com luzes estroboscópicas. Então a pista de dança ganha vida pela iluminação e o lustre de cristal começa a girar. O efeito dos raios laser nos cristais do lustre dá o toque de mágica extra.
Tecnologia e tradição
Living inspirado no filme O Fantasma da Ópera tem ambientes transformados pela automação
Estar, jantar e churrasqueira se convertem em uma "dance house" na proposta do arquiteto Dall'Agnol R. Junior
Eleone Prestes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project